Mumbai


- Mumbai se parece com quase todas as grandes cidades brasileiras. É cercada de favelas, com barracos de pessoas muito, muito pobres. Além disso, é super poluída, quente e totalmente úmida. (Agora sim, clima de selva.) Cheguei ontem à noite, mas a Internet no hotel é cara, então que estou conectando mais do escritório.

Acho que, desta vez, com olhos não doentes, estou gostando mais da Índia. Com suas semelhanças e particularidades, ainda é um país de contrastes muito parecidos com os do Brasil. É um lugar que parece reconstruir-se com a economia em plena ascenção, com grandes obras sendo executadas por todos os lugares, grandes prédios e ruas. Mas, ao mesmo tempo, a pobreza parece ser muito mais ampla que a do Brasil, com um grande e expressivo número de miseráveis. E não parece existir qualquer tipo de programa governamental de inclusão social.

Além disso, a Índia é um país de pessoas interessantíssimas e tradições milenares. Essa coisa da tradição é que é tão difícil para pessoas que vêm de um país de 500 anos compreenderem. São coisas que estão aqui por muitas gerações. Os templos por todos os lados, as diferenças de comportamento, o trânsito caótico, tudo é muito característico. Não é, exatamente, um lugar bonito, mas é antropológico. E muito interessante.