ties.jpgLaços Sociais e a Internet - Saio do meu isolamento para comentar rapidamente uma matéria da Reuters que vem sendo reproduzida em vários jornais e portais: A Internet não é um bom lugar para o estabelecimento de laços fortes, de acordo com um trabalho de um cientista britânico, Will Reader, no Facebook e no Myspace.

A matéria deixa claro que o cientista teria afirmado que, quem quer amigos, precisa deslogar da rede. Na verdade, o que Will Reader diz é "Our data suggests weak ties are (more common) but there is no difference in the number of close friends people have". A primeira consideração necessária é a que o estudo foca dois sites de redes sociais muito conhecidos, assim como o Orkut no Brasil. Sites de redes sociais possuem um elemento fundamental, que é a exposição de uma rede social construída através do sistema (boyd, 2006). Online, ao contrário da vida offline, uma rede social é formada por uma interação social reativa (citando a tipologia do Alex), onde o custo de criação e manutenção de um laço social é zero. Posso acrescentar no meu perfil, por exemplo, todas as pessoas que conheci na vida, sem necessitar interagir com elas na vida offline. Sites de redes sociais são, assim, muito eficientes para colocar a vista redes que não são, necessariamente, refletidas no mundo offline. Assim, seria, do meu ponto de vista, esperado que se encontrassem mais laços fracos do que fortes nestes sistemas.

Um segundo ponto que é interessante ressaltar é o fato de que Reader não diz que as pessoas têm menos ou mais laços fortes. Elas parecem ter o mesmo número. Isso também teria sido esperado a partir do momento em que há um limite físico para a quantidade de conexões fortes, baseadas em interação social, que alguém consegue manter com seu tempo livre. Laços fortes, mesmo em sites de redes sociais, precisam de investimento de tempo, trocas, intimidade compartilhada. Tudo isso leva tempo. Logo, seria igualmente esperado que as pessoas não tenham mais laços fortes no ciberespaço.

Assim que o que o estudo parece mostrar, pelas informações da matéria, não é que os sites de redes sociais não auxiliem na manutenção de laços fortes, mas que eles, simplesmente, não estão influenciando a sociabilidade desta forma. Como Reader explica, de acordo com a matéria, a interação face-a-face é fundamental (isso explica porque as redes sociais baseadas em interação tendem a se aglutinar em torno de pólos geográficos, como mostrei na minha tese). Mas o ciberespaço pode auxiliar sim a manter os laços sociais e a aprofundá-los, pois oferece um novo espaço para a interação, para encontrar pessoas e construir intimidade. Assim que, discordo, não do estudo, mas do ponto de vista ressaltado pelo jornalista que redigiu a matéria, que induz o leitor ao erro dizendo que "want close friends? best log off the internet", quando na verdade, o que poderia ser argumentando pelas informações disponibilizadas na matéria é que a Rede não aumenta a quantidade de amigos (e, como eu argumento, auxilia na manter os que se tem).