Blog e Morte no Iraque


- Desde o dia 3, a blogosfera foi sacudida por uma discussão em torno da morte e da postagem post-mortem do Major Andrew Olmsted, no Iraque. O Major, além de soldado servindo no Iraque, era blogueiro. No dia 3, ele foi morto em uma emboscada, em Diyala, uma província próxima a Bagdad. Desde que foi para o Iraque, o Major postava regularmente em dois blogs: Um no Rocky Mountain News e outro em seu site pessoal. A mensagem que escreveu, em agosto do ano passado, para ser publicada em caso de sua morte, acendeu uma extensa discussão - como explicitamente disse que não era seu desejo sobre a presença das tropas americanas no Iraque.

As with many bloggers, I have a disgustingly large ego, and so I just couldn't bear the thought of not being able to have the last word if the need arose. Perhaps I take that further than most, I don't know. I hope so. It's frightening to think there are many people as neurotic as I am in the world. In any case, since I won't get another chance to say what I think, I wanted to take advantage of this opportunity. Such as it is.

[...]
while you're free to think whatever you like about my life and death, if you think I wasted my life, I'll tell you you're wrong. We're all going to die of something. I died doing a job I loved. When your time comes, I hope you are as fortunate as I was.


A mensagem é muito bonita, mas é uma mensagem final. Ele explicita que não deseja que sua morte seja motivo de discussão política, e que teve seus próprios motivos para ir para o Iraque. Também afirma que viveu a melhor vida que pode e que está muito satisfeito com o que construiu.

Questões políticas à parte, a discussão que me parece interessante é a da memória dos blogs, que explicitamente possibilita coisas como um post além-morte. Possibilita a questão da pós-humanidade no sentido de que você pode ficar lá para sempre, na Rede, seus pensamentos desconectados do seu corpo na blogosfera.

Update: E o site do major, bem como a mensagem publicada já saíram do ar. Provavelmente devido à polêmica gerada, a família tenha solicitado que os mesmos fossem retirados. Mesmo o material do site do Rocky Mountain News está com os comentários trancados.