Estará o Twitter com os dias contados?


overtwitter.jpgO Twitter foi uma ferramenta pela qual não dei nada quando chegou. Mas acabou pegando, cresceu bastante (inclusive em português) e muito rápido. Em poucos meses, popularizou-se em várias línguas e em vários países e tornou-se sinônimo de microblogger. Em pouco tempo, o português tornou-se a 7a linguagem do sistema e o Brasil, um dos 10 países a utilizar mais o Twitter.

O problema é que o Twitter, assim como o Orkut quando começou a crescer exponencialmente no Brasil, não estava preparado para o tráfego gerado por uma adoção massiva. E tão logo começou a crescer, começou a trancar. E o problema não é apenas no Brasil, mas pude comprovar twitando durante a Hypertext, que é global. Como resultado, o Twitter está fora do ar muitas vezes por dia e por muito tempo. E para tentar lidar com a instabilidade, seus engenheiros têm trancado as principais ferramentas sociais, como ver mensagens mais antigas e ler as mensagens diretamente enviadas para você (!!!!!). Com isso, é claro, o tráfego tem diminuído (vide o gráfico do Alexa abaixo).



O principal uso do Twitter no Brasil, na minha opinião, é o social. As pessoas estão lá para interagir, criar conversações, ainda que assíncronas. Ser "ouvidas" e "ouvir" os outros. A "audiência invisível" (boyd, 2007) é essencial para a apropriação da ferramenta. A impressão de que se está em um espaço onde há outros que também estão em situações parecidas gera a identificação social da conversação. Assim, se a ferramenta não funciona para as trocas, cuja necessidade de feedback é maior e mais imediata, ela começa a perder sua utilidade social. E não vou nem mencionar a estratégia da companhia em trancar as ferramentas sociais (de que falei acima) como a pior coisa que poderiam fazer. Logo, a tendência é que as pessoas comecem a migrar e experimentar outros sistemas, como o Plurk e o Jaiku. Se uma massa crítica começar a sair, o Twitter vai sim, perder o bonde da história.

Mas por que as pessoas sairiam do Twitter se não saíram do Orkut quando ele tinha os mesmos problemas?

As diferenças entre os problemas do Twitter e do Orkut são enormes. A principal delas está no fato de que o Orkut não tinha concorrência quando começou a crescer no Brasil e apresentar problemas. Não havia para onde ir. O Twitter tem, e a concorrência é superior em termos de funcionalidades para o usuário. Ou seja, há para onde ir e os lugares alternativos são melhores. Com isso, a necessidade da companhia de melhorar a estabilidade do sistema é imensa. Assim, se alguns influenciadores começarem a sair e a levar suas redes sociais consigo - e a migração é uma tendência relativamente forte entre os usuários do sistema (como a MC já comentou)- o Twitter vai perder espaço no Brasil (e possivelmente, o movimento seja parecido em outros lugares do mundo). Claro, a migração não é automática. Mas o uso começa a diminuir (e, por conseqüência, o tráfego) até parar.

Como a companhia parece ser incapaz de lidar com os problemas de tráfego, começo a acreditar que o Twitter está com os dias contados. Pelo menos, no Brasil.