Chris Anderson, a Reputação e a Economia da Atenção


look-at-me.gifO Chris Anderson publicou no seu blog um comentário a respeito das análises econômicas voltadas para as trocas sociais. Ele criticou a falta de dados de muitos autores ao criar e utilizar conceitos como "economia da atenção" e "reputação".

There is only one problem with that use of "economy"--I'm not sure what it means, and I don't think most of the people who use it do either, since they rarely bother trying to take it any further than a metaphor. But if attention and reputation really are economies, shouldn't we able to quantify them, using economic equations?

Ele sugere que a economia da atenção ou da reputação seja estudada a partir de parâmetros como aqueles obtidos pelo Google: Tráfego na Web. Assim, ele explica que "The economic value of your site is the traffic your PageRank brings from Google's search results for any given term, times the keyword value for that term. (Higher PageRank means more traffic, since you'll appear earlier in the search results)".. Ou seja, a medida da reputação e da atenção seria voltada para o lugar onde um determinado site aparece na busca.

Apesar do que o Chris Anderson coloca no artigo, não sei se podemos discutir a reputação simplesmente como a posição em que um determinado blog ou site ocupa no sistema. Acho que há várias formas de reputação, que podem ser obtidas através de várias formas de atenção. Há reputações boas e ruins e ambas podem refletir em um alto PageRank. A mim parece que o conceito básico para compreender essas nuances vai além da quantificação da atenção e da reputação, mas vai também para a análise da qualidade delas e do significado que isso pode implicar no valor social de um determinado site.