Drops de Quinta


Mais notícias interessantes pela Internet:

# O Fabio Malini falando do Mediaon 2008 (Seminário de Jornalismo Online) que tem como tema o jornalismo e as redes sociais na Internet (que me interessa bastante). O Malini é um dos poucos pesquisadores brasileiros que tem trabalhado essa questão das redes há muitos anos a partir de uma perspectiva do Antonio Negri. A gente se conheceu em um seminário justamente por conta da coincidência das temáticas. Não sei muito sobre o MediaOn, mas acompanho ali o trabalho de algumas pessoas - do Antonio Granado, no Pontomedia de um modo especial- e pela presença dos dois (Granado e Malini), já achei interessante. :-)

# O Palacios acaba de publicar no blog do GJOL que o diário de George Orwell está sendo disponibilizado na Internet. Orwell, autor de "1984" e "A Revolução dos Bichos", manteve o diário durante vários anos na década de 30 e 40. Por pura coincidência, estive discutindo com meus alunos nas últimas semanas a temática da vigilância na Internet a partir do 1984.

# O Pedro Rezende publicou no Observatório da Imprensa um dos textos mais lúdicos sobre o Projeto de Lei do Azeredo que eu já li. Vale a pena conferir.

# O Facebook chegou aos 100 milhões de usuários há dois dias, e o Read Write Web discutiu os problemas e desafios que restam ao sistema (aliás, bastante parecidos com aqueles que o Orkut enfrenta no Brasil atualmente).

# O Sergiou Amadeu disponibilizou o livro organizado por ele Além das Redes de Colaboração de forma gratuita online. O livro foca, a partir de ensaios e entrevistas questões da sociedade do controle e das tecnologias de poder.

# O Cardoso voltou para 1998, reeditanto parte do material com material novo para o que muitos de nós acompanhamos no famoso COL (CardosoOnline, fanzine dos então alunos da Fabico). Parece que vai acontecer através de uma edição especial a comemoração dos 10 anos do sistema.