Drops de Quinta


Já no finalzinho do dia, algumas infos e links que ficaram de fora:

# Publiquei uma análise um pouco mais detalhada da segunda parte do estado da blogsfera. O sec2o conversou comigo sobre o assunto e publicou lá no Bitpapo. Ainda sobre essa parte do estudo, o Tiago Dória também publicou uma análise parecida, reinterando o blog como mídia do "eu".

# A Beth Saad fez uma análise, lá no Intermezzo sobre o uso das ferramentas da chamada mídia social e dos critérios de uso dos atores para cada uma delas. Excelente insight para se pensar como os usuários apropriam cada site de rede social (eu comentei há um tempo a diferença das conversações do Twitter e do Plurk, por exemplo, que seriam uma decorrência dessa apropriação).

# Descobri a revista R.E.D.E.S com um enfoque específico em redes sociais. Vários artigos interessantes, inclusive sobre mapeamento de interações e redes sociais em blogs.

# Saiu hoje a quarta parte do Estado da Blogosfera - Blogando pelo lucro. Vários dados interessantes para quem trabalha com publicidade e blogs, inclusive, que a maioria dos blogs tem links de propaganda (em geral, Adsense). Não sei até que ponto essa maioria tem tais links de forma intencional, mas acho que é um dado que ressalta a questão do blog também como um espaço comercial ou voltado para o capital. Vale dar uma lida, essa parte não vou comentar de forma mais específica aqui.