Observações Gerais sobre a Dinamarca


# As coisas aqui são caras, muito caras. E não é só a comida, é tudo super inflacionado. Um mcdonalds, por exemplo, sai por volta de 30 reais. Uma refeição decente, acima de 100 reais. Fomos à Suécia rapidamente e é um pouco mais barata, mas mesmo assim, custos nas alturas.

# A Dinamarca é realmente estranha em termos de população. As pessoas aqui são muito altas - nem me sinto gigante mais - e muito louras. É praticamente o oposto da Índia em termos de características populacionais. As pessoas são bastante educadas também e praticamente todo mundo fala inglês - e bem!

# Tanto a Suécia quanto a Dinamarca são países onde o pessoal anda muito de bibicicleta e há ciclovias por todos os lados. Há regras de trânsito para as bikes e todo mundo respeita. Impressionante mesmo, devíamos pensar em alternativas assim para Pelotas, que é uma cidade plana como Copenhagen.

# Realmente, o nível de desenvolvimento da Escandinávia em relação ao resto da Europa é gritante. Ainda não vimos pedintes e mendigos pelas ruas. Há pouca fiscalização nos trens e todos compram passagem. Ninguém aqui atravessa a rua no sinal vermelho e as pessoas são super conscientes em termos de limpeza: passei por duas pessoas que juntaram lixos da rua e jogaram nas lixeiras apropriadas. Em compensação, aqui parece que há um problema sério com o alcoolismo devido ao pouco sol e frio do Inverno. Há venda de bebidas por todos os lados e muita propaganda contra o consumo exagerado na TV.

# Embora o sueco seja mais parecido com o inglês que o dinamarquês, ambas as línguas são relativamente compreensíveis devido à suas semelhanças com várias outras línguas. Dá para se virar bem com inglês e alguma noção de lingüística por aqui.

# Outra coisa impressionante é a falta de paranóia com o terrorismo, que assola Londres, Paris e os EUA. Ninguém até agora me pediu o passaporte e não vi nenhum tipo de aviso quanto a malas desacompanhadas nas estações de trem. O palácio da rainha tem pouquíssima segurança.

# Ainda estou com jet lag, mas daqui a pouco, posto mais.