Reputação, Popularidade e Autoridade em Redes Sociais na Internet


redesocial.gifUma das coisas que tem chamado minha atenção já há algum tempo são os processos de construção de capital social nas redes sociais na Internet. Isso porque os sistemas que suportam tais redes implicam em mudanças bastante expressivas nos modos através dos quais esses valores são construídos e moldados. Primeiro porque há uma maior controle disso na Rede - inclusive passível de mensuração quantitativa- ao contrário das redes offline (quando há mais uma percepção do que uma efetiva mensuração). Segundo, porque esses valores são bastante alterados quando trazidos para a rede. Vejamos alguns:

Reputação

Um dos valores principais construídos nas redes sociais é a reputação. Reputação compreendida aqui como a percepção construída de alguém pelos demais atores e, portanto, implica em três elementos: o "eu" e o "outro" e a relação entre ambos. O conceito de reputação, portanto, implica diretamente no fato de que há informações sobre quem somos e o que pensamos, que auxiliam outros a construir, por sua vez, suas impressões sobre nós. Partindo informalmente das noções do Goffman, por exemplo, poderíamos dizer que a reputação de alguém seria uma conseqüência de todas as impressões dadas e emitidas deste indivíduo. A reputação, assim, pode ser influenciada pelas nossas ações, mas não unicamente por elas.

Um dos pontos -chaves da construção de redes sociais na internet é, justamente, o fato de que os sistemas que as suportam permitem um maior controle das impressões que são emitidas e dadas, auxiliando na construção da reputação. Assim que eu considero que uma das grandes mudanças no conceito de reputação é que as chamadas "impressões emitidas" (aquelas sobre as quais não temos tanto controle, que são percebidas pelos outros nas nossas ações). Ou seja, as redes sociais na Internet são extremamente efetivas para a construção de reputação. Mas a reputação não é simplesmente o número de leitores de um blog, ou o número de seguidores do Twitter. A reputação é relacionada com as impressões que os demais autores têm de outro ator, ou seja, do que as pessoas pensam de um determinado blogueiro, por exemplo. A reputação é uma percepção qualitativa per se. Todos os nós em uma rede social possuem reputação.

Popularidade

A popularidade é um valor relacionado à audiência, que é também facilitada nas redes sociais na Internet. Como a audiência é mais facilmente medida na rede, é possível visualizar as conexões e as referências a um indivíduo, a popularidade é mais facilmente percebida. Trata-se de um valor relativo à posição de um ator dentro de sua rede social. Um nó mais centralizado na rede é mais popular, porque há mais pessoas conectadas a ele e, por conseguinte, esse nó poderá ter uma capacidade de influência mais forte que outros nós na mesma rede.

A popularidade, assim, é mais facilmente percebida nos sistemas da Internet por causa da chamada permanência ou persistência (como explica boyd, 2007) das interações no ciberespaço. Quando falamos em blogs, por exemplo, há links que podem ser utilizados para avaliar popularidade. Podemos, por exemplo, avaliar a popularidade de um perfil no Twitter pela quantidade de seguidores que esse perfil possui. Ou pela quantidade de referências que são feitas ao perfil em uma conversação. A popularidade também não é relacionada com autoridade mas, simplesmente, com algum tipo de reputação (boa ou ruim, por exemplo). Um blog pode ser popular porque é ruim, porque é engraçado, porque é crítico... e não necessariamente porque o blogueiro tem autoridade. A popularidade pode ser, assim, uma medida quantitativa da localização do nó na Rede.

Autoridade

Um terceiro tipo de valor é a autoridade. A autoridade refere-se ao poder de influência de um nó na rede social. Não é a simples posição do nó na rede, ou mesmo, a avaliação de sua centralidade. É uma medida da efetiva influência de um ator com relação à sua rede, juntamente com a percepção dos demais atores da reputação dele. Autoridade, portanto, compreende também reputação, mas não se resume a ela. Autoridade é uma medida de influência, da qual se depreende a reputação.

O Technorati mede a autoridade dos blogs, por exemplo, a partir da quantidade de links que um determinado post recebe. Ou seja, a autoridade é medida a partir da influência, da capacidade de um blog de gerar conversações na blogosfera. A autoridade de um ator no Twitter, outro exemplo, poderia ser medida não apenas pela quantidade de citações que um determinado ator recebe, mas principalmente pela sua capacidade de gerar conversações a partir daquilo que diz (o que não é, necessariamente, um sinônimo de citação). Como muitos atores utilizam o twitter como uma fonte de informações (vide o trabalho de Honeycutt & Herring, 2007, por exemplo), há uma possível capacidade de gerar autoridade (a partir da influência) muito grande no sistema. Portanto, o número de seguidores de um perfil no Twitter poderia ser, também, uma medida de autoridade. Assim, a medidade de autoridade é uma medida que só pode ser percebida através dos processos de difusão de informações nas redes sociais e da percepção dos atores dos valores contidos nessas informações.

Esse post foi uma tentativa de sistematizar um pouco como se relacionam e se diferenciam alguns dos valores construídos nas redes sociais, e de um modo específico, nas redes sociais na Internet. Há outros valores, dos quais não falei aqui, mas que depois espero discutir em outro post.