Drops de Domingo


Agora só tenho feito drops nos domingos, quase uma tradição do blog. :)

# O Palacios, lá no blog do GJol, fez um post com uma sugestão excelente ao CNPq. Ele propõe que o Currículo Lattes, que contém quase todas as informações a respeito das publicações, dos trabalhos desenvolvidos e grupos de pesquisa de cada cientista brasileiro, seja transformado em um indexador universal, um "Portal Unificado". Palacios explica:

"Um formidável indexador, um Portal Unificado de toda a produção científica brasileira disponível online, bastando para isto que o CNPq agregue um Motor de Buscas à Plataforma Lattes que, além de localizar os CVs dos pesquisadores, busque e recupere a PRODUÇÃO constante nos currículos, possibilitando sua mineração seja por Autor, Assunto, Palavras-Chave do Título, Palavras-Chaves da Auto-Indexação, etc, com os devidos filtros por Área, sub-Área, etc, como em qualquer sistema de Busca Avançada/Booleana."


Achei a proposta excelente e faço eco. Com certeza, o CNPq poderia auxiliar muitos os pesquisadores nesse sentido, também como forma de popularizar as pesquisas e os trabalhos publicados.

# Cory Doctorow publicou no Boing Boing um texto de Suketu Mehta (autor de Maximum City: Bombay Lost and Found") sobre os ataques em Mumbai. O texto é muito bonito, vale ler.

# Tim O'Reily também publicou um texto explicando por que ama o Twitter. Duas de suas razões são as mesmas minhas: Porque é muito simples e fácil de acessar e porque funciona de forma coordenada com outros sistes ou sistemas de redes sociais. Ultimamente, parece a mim que o maior valor do sistema é mesmo agregar.

# Finalmente, aqui estão algumasestatísticas de sites de redes sociais na América Latina via Andres Cavelier. Não tem nada de surpreendente sobre o Brasil ou sobre os países da América Latina (a maioria dos dados é da ComScore), mas há dados de outros lugares bastante legais. Leiam lá.