junho 27, 2008

Diga não ao PCL 89/03 Estou absolutamente sem tempo para o blog. É uma montanha de deadlines, projetos, artigos e etc. que precisam ser terminados, revisados, enviados... Mas tirei alguns minutinhos para falar da campanha do Sérgio Amadeu contra o projeto de lei 89/03 (contra o qual me revoltei apenas no Twitter, agora é hora do blog).

banner_diganao.gif


A campanha é contra o projeto de lei 89/03, um conjunto de medidas absurdas e sem sentido proposta pelo senador Eduardo Azeredo. A lei não apenas é absurda, ameaça a liberdade individual e o direito à privacidade, como igualmente criminaliza, por exemplo, o uso de músicas no mp3 player, a digitalização de livros e etc (o André Lemos comentou). Na verdade, o projeto é tão flagrantemente absurdo que ninguém jamais pensou que alguém em sã consciência e com um milímetro de bom senso fosse aprovar. Claro, não contávamos com a astúcia do Senado brasileiro. O blog do Sérgio Amadeu tem muito mais detalhes a respeito da lei e, por isso, vou abster-me de comentar mais. Basta saber que a campanha contra o projeto de lei, que já tem a adesão de muitos blogueiros pesquisadores, como a Adri Amaral e a Fernanda Bruno, também precisa do apoio de todos!
Posted by raquel at 9:31 PM | Comments (3)

junho 24, 2008

Cellofourte cello.jpgNão costumo falar muito de música neste blog, mas vou abrir uma exceção neste caso. Eu adoro música clássica e, quando estive em Pittsburgh, não pude perder a oportunidade de assistir a Orquestra Sinfônica da cidade. Daí, no dia em que eu fui, eles faziam uma apresentação de pops, ou seja, de arranjos pop, com uma apresentação especial do Chris Botti, no trompete. Todas as apresentações muito interessantes.

Bom, mas a grande surpresa da noite foi uma apresentação especial de um grupo que está começando. Chama-se Cellofourte e é um grupo de quatro jovens violoncelistas que mescla rock e clássico. Fiquei muito impressionada, o som deles é muito bom e os quatro são muito, muito talentosos. Tem vários vídeos no Youtube (inclusive, a banda tem um perfil lá. Eles apresentaram algumas músicas do CD novo, que estão lançando, inclusive Combustion, da qual gostei bastante. Não consegui comprar o CD (estava muito atrolhado, aparentemente, eles fizeram muito sucesso).
Posted by raquel at 9:25 PM | Comments (4)

junho 21, 2008

HT 08 III Hoje pela manhã tivemos duas sessões. A primeira que eu assisti foi a Social Linking II: Analysis and Modeling. A sessão foi muito interessante e totalmente focada em tags.

O primeiro trabalho foi chamado The Very Small World of the Well-Connected, de Xiaolin Shi, Matthew Bonner, Lada Adamic e Anna Gilbert. Foi apresentado pelo Matthew (e ganhou o prêmio de best paper). Fundamentalmente, o paper é focado em nós muito conectados conectados e outros nós muito conectados. Bem interessante. O segundo paper foi An Epistemic Dynamic Model for Tagging Systems, de Klaas Dellschaft e Steffen Staab, focando um experimento de tags e a compreensão do comportamento do usuário que cria tags (simulação). O terceiro paper foi bastante polêmico e chamava-se Understanding the Efficiency of Social Tagging Systems using Information Theory, de Ed H. Chi e Todd Mytkowicz, discutindo a eficiência das tags diante da teoria da informação e da entropia. Todos bastante legais.

Depois disso, veio a minha sessão, coordenada pelo Mark Bernstein, onde eu apresentei meu trabalho. Depois de mim, vieram o David Kolb, que apresentou dois trabalhos muito interessantes sobre teoria do hipertexto, Making Revisions Hyper-Visible e The Revenge of the Page e também do Michael A. Stefanone e do Derek Lackaff, We're All Stars Now: Reality Television, Web 2.0, and Mediated Identities que foi igualmente muito bom.

No período da tarde, participei novamente como juri da escolha dos melhores papers, o que foi muito interessante, pois pude ver uma variedade de papers de várias áreas.
Posted by raquel at 6:55 PM | Comments (1)
Keynote 2: Jon Kleinberg Kleinberg.jpgA segunda palestra do dia de ontem foi a do Jon Kleinberg. Ele focou bastante na teoria dos grafos e falou do "efeito cascata" (efeito da difusão de informações), analisando através de várias teorias, como isso acontece na Internet e como poderíamos prever tal efeito (muitas coisas deste paper).Esse assunto me interessa diretamente, embora eu não trabalhe com aplicações diretas da teoria dos grafos, mas ele mostrou vários experimentos interessantes.

Após, passou a discutir a privacidade dos dados e dos usuários em grandes quantidades de dados (dados liberados para pesquisa) e os ataques a esses dados. Com isso, discutiu bastante a questão da privacidade e do anonimato nas pesquisas. Foi uma palestra bem interessante, especialmente a respeito das cascatas. E também foi bem legal ter a oportunidade de assistir porque o Kleinberg ganhou vários prêmios aqui pelo seu trabalho e é realmente conhecido.
Posted by raquel at 9:51 AM | Comments (0)

junho 20, 2008

HT 08 II Hoje à tarde, vários trabalhos interessantes foram apresentados. Eu participei da sessão Social Linking I: Link Inference. Vários papers muito legais:

Dynamic Prediction of Communication Flow Using Social Context, apresentado pela Munmun De Choudhury foi bem legal. Ela apresentou um trabalho quantitativo onde tenta determinar como as informacoes serao difundidas com base no contexto social.

Correlating User Profiles From Multiple Folksonomies, apresentado pelo Martin Szomszor, versou sobre o uso de tags para a identificação de perfis.

Measuring Social Networks with Digital Photograph Collections, do Scott Golder, mostrou uma forma de criar grafos de redes sociais a partir da analise de fotografias, predizendo laços a partir de quem aparece nas imagens publicadas pelos usuários. Também muito legal. :)

Can Blog Communication Dynamics be correlated with Stock Market Activity?, novamente apresentado pela Munmun De Choudhury procurou relacionar padrões de informação observados em uma rede de blogs com os picos das ações das empresas comentadas na bolsa de valores.

Ainda participei da avaliação da competição dos posters da Hypertext, que foi também muito legal. Foi uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre os trabalhos dos alunos e de suas pesquisas, junto com o Mark Bernstein, o Stephen Hirtle, o Ethan Munson e o Frank Shipman, que também atuaram na banca.
Posted by raquel at 5:58 PM | Comments (0)
Keynote 1: Bernardo Huberman huberman.jpgO primeiro keynote de hoje foi o Bernardo Huberman, autor to The Laws of the Web. Ele falou sobre as dinâmicas dos fluxos de informação na Web. Ele focou principalmente na questão da Economia da Atenção, ou seja, discutindo a Web como um espaço com uma quantidade imensa de novas informações, o novo "bem" é a atenção e ela gera opiniões. (O blog do grupo do GJol andou discutindo o livro do Richard Lanham com o mesmo título). Falou de suas pesquisas anteriores, onde analisou as formas de difusão de informações na Web (o trabalho com a Lada Adamic, com o Dennis Wilkinson e com Fang Wu, falando de virais, da "novidade" e da cooperação). Assim, ele falou de como a partir desses trabalhos anteriores, seu interesse agora é estudar como se configura a atenção na Web enquanto fenômeno e valor social e como maximizá-la. O Huberman trabalha com pesquisas mais quantitativas e com uma grande quantidade de dados, assim, seu foco aqui é enfatizar a atenção e predizer o que irá conseguir a atenção das pessoas e o que não. Mostrou que a atenção não é uniformemente distribuída, mas que é possível maximizá-la aumentando o fator novidade, que tende a decair rapidamente na Rede.

Também falou da opinião pública na Web e de como calculá-la. Vou chamar essa opinião de "coletiva", uma vez que não sei se poderia ser classificada como pública. Discutiu dois pontos que eu achei bastante relevantes: Em um estudo sobre os reviews na Amazon, ele descobriu que quando não há custo de expressão de uma opinião, a coletividade tende a polarizá-las. Quando há custo, a tendência é que a opinião coletiva seja suavizada com o tempo, pois as pessoas apenas se expressam se discordam da mesma. Ou seja, o que ele implica com isso é que a ferramenta tecnológica pode influenciar o modo através do qual a opinião coletiva se exprime, o que pode não necessariamente revelar tendências de opinião. Isso seria uma conseqüência direta da busca pela influência (que eu chamaria de capital social). Achei especialmente relevante a noção do custo e do ganho social que ele expressou como determinante para as opiniões (falo disso nos meus artigos sobre capital social).

A palestra foi ótima e o Bernardo é muito simpático (me disse que é argentino). Aqui várias discussões apareceram com base naquilo que ele disse e nos seus estudos.
Posted by raquel at 4:46 PM | Comments (3)

junho 19, 2008

Hypertext '08 I Cheguei, finalmente. Depois de muita correria, confusões, 36 horas de viagem, quase nada de sono e uma espera de 9 horas no JFK, finalmente cheguei em Pittsburgh e no hotel da conferência. Não vi ninguém conhecido - mas como meu vôo atrasou, cheguei depois das ativdades do dia e perdi até a registration que vou ter que fazer amanha.

Por enquanto, nenhuma novidade. Só que o hotel realmente parece o Overlook e eu me sinto o Jack Torrance olhando para todos os detalhes e imaginando a pujança do passado do hotel. Tem até as fotos das festas e manchetes de jornais em quadros na parede dos salões!!! Mas é um prédio histórico e bem legal. Também adorei Pittsburgh. Totalmente diferente do que eu esperava, mal vi o Monte Washington e já comecei a imaginar o Fort Pitt. Daí o cara da van me perguntou se eu gostava muito de história e eu fiquei com vergonha de dizer que gostava mesmo era de quadrinhos... hahahahahaha Enfim, cheguei tarde e quero descansar que amanhã tem o Bernanrdo Huberman, o primeiro keynote da conferência. Vou comentar coisas via Twitter em português, para quem não conseguir acompanhar via o Twitter da conferência - em inglês.
Posted by raquel at 10:55 PM | Comments (3)

junho 10, 2008

Drops de Terça #Duas matérias interessantíssimas do JW hoje: A primeira é A Cauda Longa do Jornalismo, escrito pelo Caribé (adoro os textos dele). Fala do jornalismo colaborativo, da especialização das notícias e, de quebra, ainda discute a questão da credibilidade. Vale ler. A segunda é a informação de que a UFMS está criando um Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, que vai ser filiado ao GJOL da Facom/UFBA coordenado pelo Marcos Palacios (tb sou fã).

# Mais dois posts imperdíveis do Akshay Java. O primeiro fala do Modelo da Câmara de Eco na difusão de informações nos blogs e o segundo, focando formas de quantificar o capital social.

#O Sergio Amadeu discute a resolução do TSE que proíbe a propaganda política na Internet 48 horas antes da eleição.
Posted by raquel at 10:58 PM | Comments (0)

junho 7, 2008

Compós 2008 Estive ausente, participando do GT de Comunicação e Sociabilidade da Compós 2008. Infelizmente, não consegui comentar porque não tínhamos Internet disponível nem no local do evento e nem no hotel. O encontro deste ano foi o primeiro em que participei deste GT, coordenado pelo João Freire Filho. Achei muito interessante a interlocução e o foco dos trabalhos. Os trabalhos da Beatriz Bretas (UFMG), da Adriana Amaral (UTP), do Edilson Cazeloto (PUC-SP) e da Paula Sibilia tocavam, direta ou indiretamente como o tema da sociabilidade no ciberespaço, o que foi muito legal pois o debate cresceu. Também apresentaram excelentes trabalhos o Paulo Vaz e a Mariana Pombo (UFRJ), a Janice Caiafa (UFRJ), o Henrique Mazetti (UFRJ) e a Barbara Szaniecki (PUC-RJ).

Agora mais 10 dias por aqui e em breve, mais um encontro, desta vez a Hypertext 2008, em Pittsburgh. Este eu pretendo comentar ao vivo. :-)
Posted by raquel at 5:53 PM | Comments (1)