Ranking dos Sites de Redes Sociais


Ontem o blog da Compete divulgou o ranking de visitação dos sites de redes sociais. De acordo com eles, o Facebook teria sido o mais visitado (com o impressionante número de 68 milhões de visitantes únicos em janeiro de 2009), seguido pelo MySpace (58 milhões) e pelo Twitter (5,9 milhões). Embora o Twitter não seja o terceiro em número de visitantes únicos, o é em número de visitas (54 milhões de visitas). O mais impressionante é o crescimento: desde o último ranking, em fevereiro de 2008, quando estava em 22o lugar, com 600 mil visitantes e 4 milhões de visitas.

AK-SN1.gif

O crescimento absurdo do Twitter (não me lembro de ter visto nenhum outro sistema crescer tanto em tão pouco tempo) é incomparável com o crescimento anterior de outros sistemas. Hoje em dia, as pessoas estão mais acostumadas com as ferramentas sociais e já são rapidamente capazes de julgar se são úteis ou não. Ou seja, não há mais fator novidade. E justamente por isso, espanta-me que uma dessas ferramentas consiga apresentar algum novo tipo de valor tão inédito que convença uma massa crítica a adotá-la diante do mar de ferramentas sociais que temos hoje. O crescimento do Twitter em meio aos outros sites de rede social sugere que ele apresenta formas diferentes de acesso ao capital social e formas diferentes de capital social.

Outro detalhe importante é a relativa estabilização do Orkut. De fevereiro de 2008 a janeiro de 2009, o número de visitantes únicos se manteve razoavelmente constante (um pequeno aumento de 460 para 490 mil). No entanto, o número de visitas caiu de 7 para 5 milhões. Acho que desses dados, podemos depreender duas coisas. A primeira é que o crescimento do Orkut parece ter parado, com uma certa estabilização do número de usuários (e visitas). Segundo, que há uma queda na quantidade de visitas por usuário, o que pode sugerir uma queda no interesse desses usuários pela ferramenta (tornando-a menos relevante). Isso é ruim, pois o Orkut perdeu espaço. Caiu de 15o lugar para 21o no ano, o que mostra que, apesar de não ter descrescido, está perdendo lugar para outras ferramentas.

Update do dia 11/02: A Raquel Camargo sugeriu indiretamente e eu obedeci. Esse meu comentário tá relativo apenas aos dados da Compete. É um ranking tipo Alexa, ou seja, nada a ver com um ranking de audiência como da Comscore. Ele mostra dados parciais, com certeza e mais referentes à audiência americana do que internacional.