Por que os blogueiros têm Twitter?


twitterblog.jpgOntem o Bitácoras divulgou um mapa do "Estado da Blogosfera Hispânica", abordando, além da Espanha, é claro, os países que falam espanhol. Alguns dados bem interessantes, como por exemplo, o fato de que depois da Espanha (que de acordo com o relatório, concentra mais de 50% dos blogs de língua espanhola), os países que mais têm blogueiros são, na ordem: Argentina, México e Chile. Outro dado interessante, os blogueiros são mais velhos (25-34 anos é a faixa etária que mais concentra blogueiros ativos). Finalmente, o tópico "pessoal" de novo, aparece como aquele que mais concentra (de longe - 34%) as postagens dos blogueiros, embora não seja o tópico mais valorizado). Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato de que 53% dos blogueiros utiliza o Twitter.

Esse resultado coincide diretamente com o que eu e a Gabriela Zago mostramos na pesquisa do Twitter no Brasil: 77% dos participantes da pesquisa, além de Twitter, tinham blog. Claro que seria preciso explorar melhor essas relações mas vou dar alguns pitacos que me parecem pertinentes a respeito das duas pesquisa.

Inicialmente, as duas pesquisas indicam uma forte relação entre os blogueiros e o Twitter. Isso poderia sugerir que a audiência do Twitter ainda é focada em pessoas que já estão online (ou seja, o Twitter não seria, como o Orkut no Brasil, uma "porta de entrada" para o mundo virtual, mas um complemento a outras ferramentas já existentes). Também poderia indicar que a audiência do Twitter está mais focada em um público mais especializado, que também utiliza outras ferramentas informativas - como os blogs. Isso me parece reforçar a idéia de que os usuários do Twitter estão concentrados em um nicho focado na especialidade da mídia online, ou seja, os chamados heavy users. Essas relações possíveis poderiam sugerir que o Twitter é uma ferramenta de especialidade, provavelmente focada em três pontos relevantes para os blogueiros:
  • Servir como fonte de informações que serão discutidas nos blogs, ou seja, auxiliar a alimentar o blog com notícias e novidades (um dos ítens mais valorizados pela audiência dos blogs na pesquisa do Bitácoras). Aqui, o Twitter funciona também como uma ferramenta de feeds qualificada - não se recebe só a informação, mas também os comentários e discussões sobre a mesma, o que auxilia na percepção do blogueiro do que vale a pena discutir e do que não vale.
  • Servir como medida de feedback, auxiliando os blogueiros a seguir conversações e perceber algum tipo de impacto daquilo que publicam em seus blogs. Muitos parecem, também, usar o Twitter como forma de comentário síncrono, ou seja, explicitando o que acharam de algum texto de blog e discutindo com os comentaristas.
  • Finalmente, servir como forma de divulgar o blog e as novas postagens. Tweets que explicitam quando um blog foi atualizado e que tipo de texto foi colocado lá também parecem ser extremamente populares. Neste caso, o Twitter funciona como uma ferramenta de feeds instantâneos também, ajudando a divulgar aquilo que está sendo publicado no blog.


Esses usos são relações que tenho observado empiricamente no trabalho sobre o Twitter e é claro que não aparecem na mesma medida em todos os twitters que são blogueiros. Mas a idéia foi sugerir algumas relações entre aquilo que observei em campo e os dados concretos das pesquisas. Acho que esses três grandes usos, de uma certa forma, relacionam o uso do Twitter com os blogs e mostram como essas ferramentas têm atuado de forma complementar na Internet. Isso também parece indicar que ao invés de tentar inventar mashups do Twitter com sites de redes sociais como o Facebook, talvez um caminho interessante fosse focar mashups do Twitter com os blogs.