Redes Sociais online x Redes sociais offline


socialnet.jpgDurante algum tempo, foquei minha pesquisa em tentar compreender se as redes sociais na Internet refletiam as redes sociais fora dela. Meu objetivo era entender se podemos compreender o grupo social a que alguém pertence a partir das conversações na Internet e como essas conversações podem refletir-se, em retorno, nesses grupos. Depois de ter estudado uma série de ferramentas e sua apropriação, compreendi que as redes sociais online são essencialmente diferentes das offline, embora possam refletir estas de forma parcial.

Por exemplo, a rede social de um determinado ator no Orkut não reflete sua rede social offline. Aqueles que estudam o assunto provavelmente vão concordar comigo. Enquanto no Orkut podemos "adicionar" pessoas que mal conhecemos como "amigas" e elas automaticamente têm acesso às nossas informações, fotografias e mundo "privado", o mesmo não é verdadeiro no mundo offline. Inclusive, quando entrevistava muitos usuários do Orkut, vários reconheciam, inclusive, que nem "oi" davam a muitos de seus "amigos" na ferramenta, alegando que há muita gente na lista. É verdade. No mundo offline, ninguém tem mil amigos. Aliás, se alguém tiver mil conhecidos, será já alguém fora da média em termos de popularidade. Mas isso nem sempre é verdadeiro. Em outras ferramentas, como o Fotolog, por exemplo, as coisas eram diferentes. Via-se um esforço claro de muitos atores com os quais conversei, em reduzir seu número de conexões, procurando deixá-las mais próximas de suas redes offline. Com isso, muitos afirmavam que o fotolog era "para os amigos".

Vejam, embora tenhamos aqui dois sites que abrigam redes sociais, temos dois modos de apropriação diferentes, que vão ser refletidos nessas redes. Enquanto as redes dos atores a que me referi no Orkut serão maiores, por exemplo, daqueles do Fotolog serão menores. Isso depende da apropriação da ferramenta técnica pelo grupo social. O que quero dizer, assim, é que a apropriação dos atores faz com que as tecnologias sejam significadas dentro dos grupos sociais e que essa apropriação é diferenciada e baseada na percepção, desses grupos, dos valores de cada ferramenta. Um mesmo ator, assim, provavelmente poderá ter um fotolog, um blog, um twitter e etc., cada qual com um tipo de apropriação diferente e com um reflexo diferente de sua rede social. Por exemplo, este ator poderá utilizar o fotolog como ferramenta para conversar com os amigos (laços fortes); o orkut como um modo de manter contato com conhecidos e falar de si (laços fracos); o blog como um relato de si mesmo para todos e etc. Assim, em cada ferramenta, veremos aspectos diferentes de diferentes redes sociais de um mesmo indivíduo.

Assim, as redes sociais na Internet não deveriam ser vistas como um reflexo completo das redes sociais offline, mas como desveladoras de vários aspectos destas e como complexificadoras de seu espaço de atuação. É inegável que a apropriação das ferramentas vai afetar as redes sociais offline, pois há maior espaço de circulação de informações, por conta da maior clusterização das redes online e da maior conectividade. Além disso, o espaço online permite que as redes fiquem em permanente conexão, influenciando também os valores que circulam nessas redes e a percepção dos atores destes. A mim parece fundamental que essa pequena diferença seja vista de forma clara nas pesquisas e trabalhos que focam o tema: redes sociais online e offline são, sim, diferentes.