Avatares e Representações em Redes Sociais Online


avatares.jpgUm dos elementos que mais tem me chamado a atenção no estudo das redes sociais na Internet é o modo através do qual as pessoas escolhem representar-se através de avatares. Se observarmos de perto, veremos que um mesmo ator que faz parte de vários sites de rede sociais e de várias redes sociais que se sobrepõem, muitas vezes escolhe representar-se de formas diferentes. Essas formas de representação, aponta esse estudo aqui, estão diretamente relacionadas com os usos da rede social em questão, ou ainda, eu diria, com os valores que o ator busca construir na rede social. Em última análise, as formas de representação dos usuários nas redes sociais estariam, assim, também relacionadas com os tipos de capital social percebidos.

Embora o estudo que eu apontei acima seja focado nos avatares dos jogos, ele também aponta as representações no Second Life, que é menos um site de jogos do que um site social. E as diferenças já aparecem aí. Enquanto nos jogos, fatores como cor de cabelo, estilo de cabelo e armas são mais importantes, no Second Life aparecem fatores relacionados com o eu, como torso, pernas e cabelos. Do mesmo modo, penso que as apropriações relacionadas com os avatares nos diversos sites de rede social poderiam também estar relacionadas com seus usos e suas percepções, talvez indicando o tipo de rede social que o ator valoriza em cada espaço.

O avatar é uma representação interessante na medida em que também reflete a apropriação do ator e quanto mais personalizado, mais relacionado com a identificação daquele. Mas estudos como o que referenciei ainda trazem outra luz que vai além da mera representação: os avatares também podem ser pistas importantes da forma de apropriação da rede social representada naquela ferramenta. Finalmente, por conta dessas considerações, a escolha dos avatares, que são partes importantes no processo de conversação online, também podem influenciar o modo através do qual estas ocorrem (uma vez que vão atuar na representação dos turnos de fala e de "quem" fala). :D Estou trabalhando em um projeto que foca os avatares nas redes sociais, e essas são algumas das hipóteses elaboradas para a discussão.

Referências:
Body and Mind: A Study of Avatar Personalization in Three Virtual Worlds - Nicolas Ducheneaut, Ming-Hui “Don” Wen, Nicholas Yee, Greg Wadley (CHI 2009)
Virtual Conversation - Sarah Robbins-Bell (artigo)
Your Second Selves: Avatar Designs and Identity Play in a Teen Virtual World - Yasmin B. Kafai, Deborah A. Fields, & Melissa Cook. Situated Play, Proceedings of DiGRA 2007 Conference