Redes Sociais e o Google Buzz


A Internet entrou em alas nos últimos dias graças ao lançamento da suposta "resposta" do Google ao Twitter e ao Facebook: o Buzz. Eu diria que a ferramenta, que integrou "forçadamente" todas as redes "google" de seus usuários foi muito mal recebida, com críticas violentas por conta de problemas com a privacidade. Primeiro, a ferramenta é integrada com o Gmail. E quando instalada, importa todos os seus contatos do gmail, que automaticamente, passavam a receber tudo aquilo que você publicasse no Reader também (e as respostas recebidas também vinham por email). Na verdade, o Google, sempre atento, acabou rapidamente implementando ferramentas pra conter esses problemas, como a seleção de quem pode ler o seu buzz ou não, e o botão de "desligar".

As Redes Sociais não são todas iguais

Convenhamos, se tem algum mercado no qual o Google ainda não conseguiu consolidar nada globalmente, este mercado é o dos sites de rede social. Eu diria que o maior problema é a noção de "integração" das ferramentas do Google, que não funciona para redes sociais. Cada um de nós tem redes sociais diferentes conectadas por diferentes ferramentas. Algumas redes são mais informativas, outras são mais conversacionais, algumas são públicas, outras são privadas. A bagunça que o Google fez com o Buzz foi colocar "todos os gatos" na mesma sacola. As pessoas costumam dividir suas redes, segmentar o tipo de informação que desejam que circule em cada uma delas e os tipos de capital social que desejam construir nelas. Enquanto o GTalk pode conter uma rede de pessoas mais próximas, por exemplo, o mesmo usuário pode manter um GReader uma rede mais ampla. Misturar todas elas sem o consentimento do usuário não é uma boa idéia.

As minhas pesquisas têm mostrado isso há algum tempo. As pessoas apropriam as ferramentas para reconstruir redes sociais diferentes. Nesse espaço, também vão construir perfis, contatos e hierarquias diferentes. Essas redes não são todas iguais. Noções de privacidade, de tipos de informação divididos, de valores construídos perpassam esses espaços. E o Google parece não entender bem isso. Aliás, o Fred Stutzman fez um excelente post discutindo essa questão dos diferentes perfis em diferentes redes sociais usando o Goffman que vale a pena ler - What could Google learn from Goffman, apontando que, fundamentalmente, temos contextos de fala diferentes nos diferentes espaços sociais da Web.