Características do Engajamento em Jogos Sociais


redememe.jpgTentando discutir como e por que os usuários de sites de redes sociais engajam-se com determinados jogos, desenvolvi uma pesquisa a respeito. A idéia era comparar valores e interesses de usuários falantes da língua inglesa e portuguesa em jogos sociais (em sites de redes sociais, Orkut e Facebook). Vou comentar brevemente os resultados e as perspectivas construídas em cima da parte qualitativa da pesquisa neste post. O método utilizado foram duas surveys - uma em português e uma em inglês, aplicadas em novembro de 2009; mais uma série de entrevistas individuais. Já tinha falato desta pesquisa antes, mas agora estou focando os resultados finais.

Tipos de Engajamento

Uma das primeiras coisas que percebemos foi que existem dois tipos de engajamento: o social e o individual. Enquanto o engajamento social está relacionado com a rede social que apropria o jogo e as motivações de grupo, o engajamento individual está relacionado com as motivações pessoais de cada usuário. Assim, teríamos valores diferentes para um e para o outro.

  • Engajamento social: relacionado diretamente com as ferramentas de comunicação que o jogo possui. Observando os vários jogos, por exemplo, vimos que a competição para com os laços fortes (atores do primeiro grau na rede social, por exemplo) tem um poder maior de retenção e motivação imediata para jogar do que a competição para com indivíduos mais distantes na rede social (laços fracos). A competição para com esses últimos aparece com maior força depois que já há engajamento para com o jogo.
  • Engajamento individual: relacionado com os valores pessoais. Em geral: recompensas (o quanto o jogo recompensa o usuário e o quão valorizadas são essas recompensas por ele); usabilidade (quanto investimento é preciso para aprender a jogar x as recompensas que o jogo proporciona); identificação (o quanto o jogo "tem a ver" com a personalidade do jogador); e o lazer (o quão divertido é o jogo).


A pesquisa foi desenvolvida em cima desses dois tipos de valores. O objetivo era observar quais deles aparecem mais e se há diferenças entre os dois grupos. Inicialmente, foram selecionadas formas de expressar esses valores através das entrevistas. Depois, essas formas de expressão foram colocadas na survey e os respondentes foram solicitados a avaliar cada uma delas, de onde foi elencada a tabela abaixo com os elementos mais valorizados por cada grupo. Participaram cerca de 500 usuários de jogos.

Resultados



A partir da tabela acima, vemos uma primeira diferença interessante que é o fato de que os elementos sociais aparecem como mais valorizados para os falantes de língua inglesa, enquanto os elementos individuais aparecem mais valorizados para os falantes de língua portuguesa. Isso é provavelmente resultado do fato de que os jogos ainda são relativamente novos para os brasileiros (a maioria esmagadora dos respondentes), cuja principal apropriação desse tipo de site é para fins de construção da identidade (e não tanto para fins de interação, onde esses usuários preferem outras ferramentas como os mensageiros). Para esses usuários, o lazer, a diversão e a facilidade de uso são muito mais fundamentais. Já para os falantes de língua inglesa (americanos em sua maioria), já há um reconhecimento e uma popularização maior dos jogos, mais relacionados com valores sociais (fazem sentido na rede social). Para esses usuários, é fundamental que a rede social também jogue, embora o tipo de jogo - valor individual - apareça em primeiro lugar. Isso provavelmente dá-se por conta do fato de que esse tipo de jogo existe em maior profusão e variedade no Facebook, mais apropriado pelos respondentes que, deste modo, possuem uma experiência maior com eles.

Também podemos observar que o fato dos valores individuais aparecerem mais nos falantes de língua portuguesa pode ser um resultado da apropriação tardia dessas ferramentas no Brasil e, por conseguinte, sua apropriação estar mais relacionada com os usos mais tradicionais dos sites de rede social por aqui. A questão da usabilidade também é relevante, pois indica que os falantes da língua portuguesa estão muito menos dispostos a empregar tempo aprendendo como o jogo funciona. Isso também pode estar relacionado às dificuldades com a língua para aqueles que utilizam também o Facebook. Outro elemento interessante é a valorização da qualidade dos jogos (gráficos e roteiro) como engajantes. Assim, a mecânica do jogo e o seu desenvolvimento auxiliam, embora não determinem, o engajamento dos usuários.

Um último valor que pode ser salientado é a customização. Ela aparece como relevante para ambas as populações, o que indica um valor comum e uma apropriação comum: a da construção e expressão de identidade. No entanto, a customização também é relacionada com valores sociais, pois é uma identidade performática, construída para ser dividida com a rede social e que só faz sentido ali.

Essa comparação é interessante porque traz possivelmente o que seriam dois estágios da apropriação dos jogos em sites de redes sociais, um mais maduro - o dos falantes de língua inglesa, e um mais novo - o dos falantes de língua portuguesa. Essas diferenças, é claro, também podem ser culturais.