O Twitter e as Redes Sociais


twitter_bird.gifRecentemente, o VP do Twitter, Kevin Thau, deu uma palestra no evento da Nokia 2010 dizendo que o mesmo não é uma rede social. Claro que a fala dele gerou milhares de comentários e discussões e um monte de gente perguntou o que eu pensava. Afinal, o Twitter é uma rede social?

O Twitter não é uma rede social

Já falei isso aqui umas quantas vezes. Mas antes de dizer se uma coisa "é" ou "não é" outra coisa, precisamos definir o que entendemos como cada uma delas. O Twitter, já falei várias vezes, é uma ferramenta. Rede social é, basicamente, um grupo de pessoas interconectado. A rede social seria, assim, constituída pelas pessoas que usam o Twitter através dele. O Twitter, portanto, não é mesmo uma rede social. Mas está CHEIO delas.:P

O que eu imagino que o Thau quis salientar na sua fala, no entanto, não é que o Twitter não tivesse redes sociais, mas que ele tem outro valor, diferente dos sites de rede social tradicionais - o que eu concordo. Enquanto a maioria dos SRSs está tentando construir outros valores para a rede além do óbvio - publicizar a rede social -, o Twitter já conseguiu isso. Lá no início de 2009, eu e a Gabriela Zago já tínhamos pesquisado e mostrado que o principal valor construído no Twitter é o de filtro social de informações. O Twitter hoje é uma ferramenta cuja importância está nas informações que circulam a partir das redes sociais que apropriam a ferramenta. Todas as redes sociais fazem circular informação, mas o Twitter potencializa essa circulação.

twitterraquel.jpg

Mas o Twitter é a rede social

Essa apropriação informacional, no entanto, não era algo previsto desde o início. A pergunta inicial do Twitter "o que você está fazendo?" é talvez um indício disso. O propósito inicial da ferramenta parece ser aquele mesmo dos SRSs: o da sociabilidade. No entanto, foi com o uso e a apropriação das redes sociais que o Twitter passou a apresentar o que hoje é seu maior valor. Portanto, nesse sentido, o Twitter também é suas redes sociais, pois depende dos valores que são criados por elas e de seu uso. São as redes que dão, em última análise, valor ao Twitter.