Analisando a rede #SMBR1995


Na sexta-feira, surgiu no Twitter uma tag interessante, a #smbr1995. Alguém decidiu postar o que seriam títulos típicos da Internet em 1995, focando mídia social, mostrando se o papo a respeito de social media existisse lá, como seria. Bem, a brincadeira foi longe, virou um dos TTs do Brasil na sexta de manhã e acabou me inspirando para crawlear o sistema e ver o que podia trazer aqui para o blog como exemplo de análise de redes. Eu vi via @Interney e fiz duas ou três contribuições. Abaixo vai um exemplo meu do que foi a idéia.

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O que guiou a minha pequena pesquisa de final de semana foi tentar observar quem influenciou mais a difusão da tag e entender um pouco melhor como funciona a difusão de informações no Twitter. Só que me deparei com dois problemas: o primeiro é que o Twitter, desde o início do ano, decidiu que nós, pesquisadores, só podemos buscar os últimos 3 mil tweets ou tweets de até três dias atrás. Além disso, estipulou novos e draconianos limites de busca, que acabam comprometendo a idéia de fazer um estudo na íntegra. Assim, que o que vou mostrar a seguir está limitado pelo limite de buscas do Twitter, que infelizmente não me permitiu chegar nos inventores da brincadeira. Mesmo assim, podemos ter algumas noções de como a influência funciona.

Quem influenciou mais seguidores?

Mapeando quem segue quem e quem citou a tag, temos alguns dados interessantes. Por exemplo, várias das celebridades do Twitter aparecem como grandes influenciadores, mas twitters menos conhecidos também estão presentes. (No mapa abaixo, só estão os tweets que estão conectados a rede - ou seja, todo mundo com zero degree caiu fora.)

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No mapa acima, temos os usuários que mais seguidores influenciaram. O que eu medi foi quantos dos seguidores de cada um repassou ou tuitou com a tag #smbr1995. O primeirão foi o @inagaki, com o indegree mais alto. 73 de seus mais de 27 mil seguidores entraram na brincadeira. A seguir vieram @jonnyken, com 72 (9 mil seguidores), @preda2005, com 64 (55 mil seguidores), @pontofrio, com 59 (40 mil seguidores), @mundowalmart, 43 (44 mil seguidores), @ianblack, 43 (7 mil seguidores), @renefraga, com 42 (5 mil seguidores), @nerdpai com 39 (5 mil seguidores), @maestrobilly com 36 (14 mil seguidores). A média foi apenas 1,84 seguidores repassando a informação por nó. Uma minoria conseguiu influenciar mais de 10 seguidores.

Quem foi mais citado?

Outro tipo de influência foi a citação. Tentei mapear quais twitters tinham sido mais citados, para ver também quem acabou criando tweets mais populares ou influenciou de modo mais ativo os seguidores. No mapa abaixo, vemos apenas aqueles nós que tinham mais de 2 citações (acima de duas citações a rede fica muito grande e é difícil visualizar as árvores de citações).

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Os usuários mais citados (dentro desses dados coletados) foram o @inagaki (de longe), @jonnyken, @renefraga, @pontofrio (surpresa encontrar um perfil comercial) e @chicobarney. Interessante notar a presença do @pontofrio. O tweet foi cheio de bom humor e referenciava brinquedos populares em 1995. ("Pense Bem, Susi e a Lá Lé Li Ló Lu Patinadora! Novidades na web loja de brinquedos do Pinguim: http://pingu.im/PinguimBonzao #smbr1995" - não consegui o print por conta do limite do Twitter).

Interessante observar que não necessariamente quem mais fez pessoas entrarem na brincadeira e usarem a tag foi quem foi mais citado. Alguns dos que mais influenciaram seguidores, como o @jonnyken, não foram quase citados nos dados. E também interessante observar que a maioria das pessoas que usou a tag não citou ninguém. Mas quando mapeia-se a rede, podemos ver mais ou menos de onde veio a influência, ou seja, quem citou a tag entre os seguidos. Dos 2057 nós analisados, apenas 983 estavam conectados seja por uma relação associativa (seguidor de alguém que citou a tag) seja por uma relação emergente (citou alguém que citou a tag). Também vemos que entre os perfis mais influentes estão perfis comerciais o que pra mim foi uma surpresa. Isso mostra que é possível criar conteúdo interessante nesses perfis e influenciar os seguidores. Outro detalhe interessante, mesmo com números muito diferentes de seguidores, alguns nós foram capazes de influenciar a mesma quantidade de pessoas (como o @jonnyken, com 9 mil seguidores, influenciou mais quee o @pontofrio com mais de 40 mil). Isso é uma evidência interessante para a questão dos tipos diferentes de influência e de como perfis diferentes conquistam a atenção de forma diferente.

Update:
Quem criou a tag e iniciou o movimento foi o @jonnyken (valeu @inagaki!)
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