III WAIHCWS – Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social


O III WAIHCWS acontece durante o IHC+CLIHC’2011 Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) e Congresso Latino-americano de Interação Humano-Computador (CLIHC), em Porto de Galinhas - PE, de 25 a 28 de Outubro de 2011. A proposta é bem interdisciplinar e foca trabalhos de várias áreas que se enquadrem nos tópicos de interesse relacionados abaixo. Segue a ementa da proposta:

"A Web Social faz parte das transformações que têm redefinido a forma como as pessoas se relacionam, utilizam e são afetadas pela tecnologia. Nos softwares sociais, os usuários interagem, se comunicam, criam, organizam e compartilham conteúdos demonstrando as oportunidades e o conhecimento que podem ser gerados pelo trabalho conjunto e pela interação em massa. Tais sistemas apresentam desafios relacionados à organização, recuperação e apresentação da informação, bem como aqueles relacionados à infraestrutura e mídias.

A terceira edição do WAIHCWS se propõe a oferecer um espaço de discussão sobre o tema “do social ao técnico e do técnico ao social: fatores organizacionais e culturais na Websocial”. O tema remete a reflexão sobre as influências que os sistemas sociais sofrem a partir das questões culturais e das demandas de cada domínio específico (entretenimento, educacional, governamental etc) e como os sistemas são re-significados pelos sujeitos e seus sentidos são construídos e negociados socialmente (do social ao técnico). Também remete a via inversa que contempla o impacto que esses sistemas provocam nos grupos que os utilizam (do técnico ao social).

Os tópicos de interesse incluem, mas não estão restritos a:

  • * Métodos de design e de avaliação de softwares sociais;
  • * Fatores, características e medidas de sucesso de softwares sociais;
  • * Fatores organizacionais em softwares sociais;
  • * Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários;
  • * Aspectos culturais e de apropriação, emocionais e afetivos em softwares sociais;
  • * Comunicação, colaboração, compartilhamento e confiança em softwares sociais;
  • * Identidade, privacidade, segurança e reputação em softwares sociais;
  • * Usabilidade e acessibilidade em softwares sociais;
  • * Memória e Propriedade em softwares sociais;
  • * Emergência e aproveitamento do Conhecimento Social".


A submissão é até quinta (11/08), mas talvez aconteça uma extensão de prazo. Mais informações no site do workshop.