Drops de Abril


Muito, muito trabalho nesse início de 2013 e por isso a ausência prolongada do blog. Alguns excelentes artigos que andei lendo e que merecem ser lidos:

  • The Harlem Shake: Anatomy of a Viral Meme - Artigo do Gilad Lotan fazendo uma breve e instigante análise do meme Harlem Shake e seu espalhamento pela Internet. Parte dele tem umas visualizações lindas de redes sociais. É um bom artigo para a mais que necessária reflexão a respeito do que é um meme e o que significa dizer que um meme "viralizou". Também acho que o meme do Harlem Shake reflete muito bem várias das características dos memes que acabam sendo bem sucedidos no "caldo cultural". Vale dar uma lida.
  • Outro artigo do mesmo Lotan, desta vez sobre as redes que se desenham em torno de um dos suspeitos dos atentados em Boston: When your Twitter friend turns out to be the Boston Bomber. Apesar do artigo não citar as diferenças entre as redes de seguidos e seguidores, penso que seria interessante para uma análise mais aprofundada. Mas o que achei mesmo interessante é o quanto se pode aprender sobre alguém em cima das redes sociais públicas do ator.
  • A ACM criou uma nova conferência focada especificamente em redes sociais na Internet. É a COSN'13. Deadline no dia 21/06.
Em uma nota menor, atualizei a parte de artigos publicados aqui no site com algumas novidades que ainda não tinha tido tempo de publicar. :D