Formato das Conversações em Rede


Uma das coisas que tem me intrigado, ainda no tema do meu último livro, são as formas das conversações. O que eu quero dizer com formas? São as representações (grafos) das conversações que acontecem no Twitter e em outras ferramentas e sua análise. Vejamos alguns exemplos:

O grafo a seguir mostra as conversações em torno de um tópico que bombou ontem a noite no Twitter, "Morena", referente à novela da Globo (vejam que estou falando de TTs, não de hashtags). Os grupos que participaram da conversa estão separados em cada "quadrado" no mapa abaixo. Vejam como há uma imensa pluralidade de contas participando da conversação, com vários grupos conversando entre si mais do que com todos os demais. Cada grupo referencia um contexto específico, com muito poucas conexões entre os grupos. Há um grande assunto que permeia todas as conversações, mas cujo microcontexto é definido por cada grupo, na participação dos atores na conversa.

morena.png(Clique na imagem para ver maior.)


Nesse segundo exemplo, outro tópico que bombou ontem. A referência é uma hashtag que pedia a vinda do Justin Bierber a Porto Alegre, referenciada pelo anúncio de que as datas da próxima tour do cantor pela América do Sul serão divulgadas em breve. Reparem que, diferentemente do exemplo anterior, essa é uma conversação muito mais fechada e muito mais auto-referenciada. Há muito menos participantes e muito mais conexões entre eles. Não há conversações paralelas como no exemplo anterior, mas uma única rede, com muito mais participação. Há um único contexto da conversação, que é dividido por todos os participantes.

justinpoa.png(Clique na imagem para ver maior.)


O terceiro exemplo, a seguir, reflete as conversações em torno do tópico "Matemático", referente a uma matéria do Bom Dia Brasil que trazia a morte do traficante Matemático. Essa conversação tem também grupos separados (nota-se na análise dos tweets, mais claramente, um contexto predominante  diferente da conversação para cada grupo. Por exemplo, alguns faziam piada - azul claro e verdes. Outros comentavam que era menos um ou comentavam que não era para "ter pena" e etc. - azul escuro e vermelho.). Observa-se que existem grupos participantes da conversa que seguem falando em paralelo, mas que se referenciam (conexões entre eles) muito mais do que no primeiro caso, quando praticamente nao há conexões entre os grupos, mas muito menos do que no segundo caso. 

matematicotwitter.png(Clique na imagem para ver maior.)


Essas "formas" indicam um pouco a pluralidade de contextos que temos para cada conversação. Quanto mais contextos em torno do assunto, parece que temos menos conexões entre os grupos. Quanto menos contextos, ou seja, mais participantes da "mesma" conversação, mais fechada é a rede e mais interconectados os grupos. Quanto mais contextos, também, parece que há mais "organicidade" no tópico, no sentido de representar algo  do que muitas pessoas estão realmente falando. Quanto menos contextos, menos relevante para uma maioria é o tópico.

Enfim, apenas algumas idéias alinhadas para discussão. :)