ARS: Compós 2013/ GT de Cibercultura - Grafos


Não fui na Compós este ano novamente, mas coletei alguns dados do Twitter sobre o evento como já fiz em outros anos. O evento acontece desde ontem e termina amanhã. Entretanto, ontem e hoje aconteceram os principais eventos nos grupos de trabalho (GTs). Este ano, achei a participação no Twitter bem modesta, apesar do streaming da apresentação de todos os trabalhos no GT de Cibercultura. Ainda assim, como quem me lê aqui sabe, eu adoro perceber as interconexões das conversações nos dados e acho que há várias coisas interessantes que podemos ver, sobre o evento, nestes aqui.

Então, sem maiores delongas, vamos aos dados:

1) #Compós2013 
Crawleei por tweets que continham a hashtag oficial. Fora dela, muito ruído. Foram 210 tweets com a hashtag e 86 nós participando neste dataset.

Quais outras hashtags mais apareceram? (Dá para ter uma idéia dos GTs mais citados)
GTCiber (59), GtJornalismo (33), GTCidadania (9), GTEpistemi (6), GTinteração, GTSociabilidade e GTMidias (4) (outros com menos presença). Detalhe: Era preciso ter as duas hashtags (#compos2013 e a do GT no mesmo tweet).

Quem foi mais mencionado neste dataset?
Na ordem: @erickfelinto (18), @antounh (15), @falc4o (11), @trasel @alemaia e @jmessias (8), @gabizago (7), @fabiomalini (6) e @tattiana (5).

A seguir, o grafo separado por grupos de clusters -atores que se referenciaram de alguma forma usando a hashtag na conversação (clique na imagem para ver maior):

compowsfinal.png
E ainda, o cluster com os influenciadores mais centrais (clique na imagem para ver maior):

compowsfinalcluster.png


2) #GTCiber
Crawleei pela hashtag e, portanto, apenas os tweets que a continham. Foram 331 tweets e 57 participantes da conversação. Como foi um GT com muita discussão também online, muita gente tuitou bem mais do que apenas uma vez. 

Quem foi mais citado nos tweets que usaram a hashtag? 
Na ordem: @antounh (50 menções), @falc4o (36 menções), @jmessias (33 menções), @fabiomalini e @compos2013 (empatados c/ 27 menções), @suely_ (23), @erickfelinto (14), @alemaia (13) e empatadas em último, @raquelrecuero e @letsperani (9 cada).

Quem mais tuitou usando a hashtag?
Na ordem: @antounh (23), @compos2013 (18), @falc4o (16), @fabiomalini e @jmessias (13), @erickfelinto (10), @vitorbragamg (9), @alemaia e @raquelrecuero (7) e @letsperani (6).

O grafo (clique na imagem para ver maior):

gtciberfinal.png