O Discurso em torno de Zuniga: Críticas e Xingamentos


Para o trabalho em torno da propagação da violência simbólica que atualmente desenvolvemos junto ao grupo e ao MIDIARS, coletamos os tweets relacionados ao jogador Zuniga, da Colombia, que atingiu o brasileiro Neymar no último jogo contra a Colombia, sábado, e o tirou da Copa.

O primeiro mapa aqui mostra um conjunto de 60 mil tweets, onde estão os principais conceitos associados aos tweets que foram coletados. Vejam que o nome do Neymar aparece igualmente ao do Zuniga. Há uma série de xingamentos em várias línguas ao redor e chamo a atenção para o "negro" que aparece a esquerda. O tamanho dos nós é proporcional a sua frequencia, a cor representa vizinhança (nós que tendem a aparecer mais juntos), bem como quanto mais ao centro, maior a ocorrencia em conjunto. As conexões representam a intensidade da co-ocorrência. (Clique para ver a imagem um pouco maior.)


zunigagrau.png
O segundo mapa apresenta os conceitos por centralidade eigenvector. Os nós estão distribuídos exatamente como no mapa anterior. Vejam como há concentração de mensagens de apoio também próximas aos xingamentos, que nascem provavelmente como resposta aos últimos (e por isso estão interconectadas). Relevante observar que os xingamentos não estão restritos a mensagens em Português. 

stronglyconnected.png
Último item, os principais assuntos que estão nestes dados, que permitem que a gente veja melhor quais conjuntos de palavras mais apareceram juntas. Clique para ver em tamanho maior. 
zuniga2.png
Último mapa, desta vez de apenas 40 mil tweets, c/ o mapa dos tweets por localização (apenas dos geolocalizados).
zuniga_tweets_geolocation.png