Debate da Band: Algumas Redes no Twitter


Estou ainda analisando e vendo o que se pode perceber nos dados do primeiro debate. Coletei uns 80 mil tweets com várias hashtags. Aqui vou mostrar dois mapas, do final do primeiro e do terceiro bloco, ambos com cerca de 20 mil tweets. Vemos, no grafo, os nós que citaram as contas oficiais dos candidatos. Colori os candidatos para que se veja melhor. Há muitas citações únicas, com vários grupos em torno dos candidatos (eu chamo de pedaços de brócolis- são contas que só citaram aquele candidato, mais relacionadas à militância). Ao centro, aqueles que citaram mais de um candidato. E na periferia, aqueles que falaram do debate usando a hashtag, mas não citaram as contas oficiais (a maioria),  Os grafos abaixo foram feitos a partir da hashtag #debatedaband e ao final dos blocos em questão. As conexões são citações, retweets e menções. Não vou mencionar os demais usuários que também foram citadas, exceto se relevantes p/ o comentário.

Primeiro bloco: (20 mil tweets, 8857 contas)

Nós mais citados (maior indegree): @dilmabr (1250), @jeanwyllys_real (446), @silva_marina (338), @diImabr (a bolada) (306), @aecioneves (144). 

Nós com maior centralidade betweenneess (mais citados por diferentes grupos - nessa medida estou tentando tirar a militância): @dilmabr, @jeanwyllys_real, @silva_marina (em quarto), @diImabr (a bolada), @aecioneves (em décimo).

A rede a seguir mostra a posição na rede dos candidatos pelas conversações no primeiro bloco do debate (não estamos, neste momento, avaliando a qualidade das citações, apenas sua existência). Essa rede marca também se quem falou do candidato A também falou do B, por exemplo. Quanto mais interconectada a rede de um candidato à dos demais, maior o número de pessoas que falou de ambos. É relevante observar que apenas um pequeno grupo (notadamente mídia e quem narrou o debate) faz esse trabalho, situando-se mais ao centro do grafo. (Clique na imagem para ver em tamanho maior)

bloco1debate2.png
É interessante, neste mapa, observar as militâncias muitas vezes como "torcidas" (há blocos de apoio - os brócolis) para cada candidato. Há maior coordenação da militância da Dilma e menor das dos demais candidatos em torno das citações. Além disso, a Dilma é a mais citada também pelos demais, até mesmo pelas falas no primeiro bloco. Curiosamente, o @jeanwyllys_real foi muito mais citado que a candidata do PSOL pela conta oficial. Marina desponta também com muitas citações (muitas críticas também). Luciana está mais ao centro do grafo, como Fidelix, porque são candidatos que foram mais citados por grupos diferentes.

Terceiro bloco: 19 mil tweets, 14373 nós

Mais citados: @diImabr (a bolada) (851), @silva_marina (668). Depois vários usuários e em 7o, @aecioneves (323) e em 9o, @queremosaecio (227).

Os mais citados por grupos diferentes (ou seja, nessa medida estou tentando tirar a militância): @diImabr (a bolada), @silva_marina, @aécioneves em quarto, @dilmabr em nono.

bloco2debate.png
O mapa da rede continua bastante semelhante. Vejam que a Luciana Genro vai mais para o meio do grafo, ou seja, começa a ser citada por mais grupos diferentes, bem como o Eduardo Jorge. Dilma, Marina e Aécio também apresentam grupos que falam apenas deles (como no primeiro bloco), mas com mais ênfase aqui, onde reduz a polaridade Dilma-Marina do primeiro grafo. Há várias contas de apoiadores sendo citadas junto com a do Aécio que começam a aparecer. E junto à Dilma, tem as citações da Dilma Bolada, que neste bloco foi a conta mais citada. Finalmente, as citações à Marina crescem bastante e, principalmente, dentro de diferentes grupos. Há um conjunto mais fluído de contas que citaram mais de um candidato (portanto, mais torcida), por isso há um maior afastamento do centro (menor clusterização) do grafo.

Depois vou ver se consigo olhar o resto dos dados. P/ essa análise, usei o NodeXL. :-)