Disciplina nova no PPGL: ANÁLISE DE REDES SOCIAIS E DISCURSO NA INTERNET


Já faz algum tempo que venho explorando a questão de como extrair sentido de conjuntos de dados de "falas" dos sites de rede social, focando especificamente o discurso e misturando métodos. Venho narrando algumas dessas experiências aqui e em alguns artigos que estão aguardando publicação. Então, este semestre, como forma de tentar multiplicar essas idéias, propus uma disciplina nova para o PPG, focando especificamente esses estudos e a proposta foi aceita. Então a partir da 2a semana de agosto, começamos a disciplina de TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE DE REDES SOCIAIS E DISCURSO NA INTERNET.

O objetivo é discutir elementos da linguística, de forma particular, conceitos de discurso, formação discursiva, conversação e etc. a partir de um foco de análise de redes. Também quero misturar um pouco de Análise de Conteúdo, Análise Textual e, é claro, métricas de Análise de Redes Sociais(ARS)  e Análise de Redes para tentar compreender melhor esses dados. Na prática, vamos explorar mineração de dados, limpeza de datasets, plotagem de grafos e métricas de ARS, bem como softwares de análise e o que se pode extrair de tudo isso (limitações). De quebra ainda, quero abordar os problemas éticos desses dados e como podemos lidar com isso.

Essa primeira turma é um pouco experimental, porque não sei se vamos conseguir trabalhar com muitos dados e a maioria dos alunos são os meus orientandos. No final do semestre, há a proposta de fazer a mesma disciplina em caráter concentrado, por uma semana em dezembro ou em março. Aqueles que se interessarem, em breve aviso a respeito. É possível também que saiam alguns cursos menores, em outras universidades, com esse mesmo foco. Aviso, caso isso se concretize.