#DebateCNBB - Alguns dados


Ontem coletei dados do Twitter sobre o debate promovido pela CNBB e a TV Aparecida. A hashtag de coleta foi #DebateAparecida. Este mapa foi de uma coleta as 23:53, quase no encerramento do debate. Fiz várias coletas, mas só vou colocar aqui os dados da última coleta, os finais do debate. Foram 20 mil tweets totais, dos quais, 6066 nós e 12835 conexões únicas. Ele mostra citações e retweets e centrei a análise nos candidatos. Utilizei o NodeXL para a coleta e análise. É importante ressaltar que devido ao grande número de tweets, esses dados são provavelmente referentes aos tweets dos momentos finais do debate e não do debate como um todo.

Indegree (mais citados entre os 20)
@jornaloglobo - 618
@blogdosakamoto - 576
@lucianagenro - 537
@aecioneves - 536
@diimabr - 481
@eduardojorge43 - 316
@dilmabr - 311
@aecioblog - 228
@silva_marina - 129
@levyfidelix - 126

É interessante observar que é a primeira vez entre os dados dos debates que eu coletei (tenho coletado todos) em que Luciana Genro e o Eduardo Jorge aparecem com tantas citações. 

Betweenness (candidatos mais "pontes"- citados por grupos diferentes)
@blogdosakamoto
@diimabr
@jornaloglobo
@aecioneves
@lucianagenro
@dilmabr
@aecioblog
@eduardojorge43

Esses dados mostram que os candidatos que mais apareceram nos momentos finais foram Aécio, Luciana, Dilma e Eduardo Jorge. Marina aparece menos, bem como os demais candidatos (nesses dados).

O mapa a seguir mostra o papo nesse tempo final separado por clusters (grupos) por contas que tendem a ser citadas juntas (Clauset-Newman-Moore). É interessante observar os clusters por embates nesse final: De um lado, com o maior cluster de citações, Luciana Genro (PSOL) e Aécio Neves (PSDB). Em outro grupo, Eymael (PSDC) e Marina Silva (PSB). Em um grupo menor, abaixo, Dilma Rousseff (PT) e Levy Fidélix (PRTB). Separados, Eduardo Jorge (PV) com um grande cluster em verde e Pastor Everaldo (PSC) em verde claro. (Clique na imagem para ver em tamanho maior)

debatecnbb23532.png

Palavras mais citadas por cluster: 
G1 (azul, luciana e aécio ao centro): luciana genro, sujo, mal lavado, corrupção, Aécio, Dilma, aeroporto.
G2 (azul claro, com marina e eymael ao centro):luciana, debate, dilma, aécio, eduardo jorge, eymael, pergunta, tempo, aborto.
G3 (verde escuro, acima) viradadoaecio, aécio, dilma, luciana, marina, brasil, petrobras, pt.
G4 (verde claro, c/ eduardo jorge ao centro): eduardojorge, aborto, lei, machista, jornaloglobo, aécio, luciana, dilma, proibição, criminoso.
G5 (vermelho, no canto): reduzir, luciana, aécio, eduardo, pastor, chobatada, dízimo, excomunhão, aeroporto.
G6 (laranja, ao centro): diimabr, aécio, never, aeroporto, psdb, corrupção, cristã, católica, bilhões.
G7(amarelo, com dilma e levy ao centro): dilma, greenpeace, levyfidelix, luciana, aécio, debate, hidrelétrica, brasil, jornaoglobo.
G8 (verde claro, everaldo ao centro): dilma, marina, aécio, brasil, quatro, acorda, luciana, everaldo, jornaloglobo.

Tem outros dados dos debates anteriores de análises que fiz no blog do MIDIARS, grupo de pesquisa do qual participo.