[13 de maio de 2004]

Demagogia Governista

- Mais um plano demagogo.

Lula promete destinar 50% das vagas das universidades públicas para alunos oriundos de escolas públicas.

Ótimo. Ao invés de um plano para melhorar o sucateadíssimo ensino público, vamos simplesmente atirar os alunos para dentro das universidades. E eu pergunto: De que adianta? Despreparados, esses alunos vão ficando para trás e vão acabar gerando uma massa de repetência e desistência das universidades públicas. Sem falar que eu acho tremendamente injusto que uma pessoa melhor preparada não encontre vaga num curso superior porque existem "vagas reservadas" para outros que estão despreparados. Não entendo qual é a do governo desse País. Ao invés de resolver o problema onde ele está - no ensino fundamental público que é péssimo - ficam criando soluções paliativas. Ao invés de criar um plano para melhorar o ensino público e proporcionar que seus alunos possam concorrer em condições de igualdade com os das particulares, o governo resolve inventar soluções demagogas e eleitoreiras que só vão gerar mais problemas. Por que diabos ninguém pensa em investir ou em criar um plano parao ensino fundamental público? Por que ninguém vem com um plano para a alfabetização no País? Até parece que o problema é mesmo o ensino universitário, ao qual menos de 10% da população brasileira consegue chegar.
por raquel (13:10) [comentar este post]


Comentários

Ricardo (maio 13, 2004 1:53 PM) disse:

Isso deve ter sido mais um espasmo do Lula, isso nem deve ter passado pelo ministro da educação. Ou então começo a acreditar na história da bebedeira...

Thiago Hirai (maio 13, 2004 1:56 PM) disse:

:/

Raquel (maio 13, 2004 2:44 PM) disse:

Japa, naum entendi se tua cara eh de tristeza pela opinião do ricardo, pelo post ou pelo evento em si. heheheh

Ricardo (maio 13, 2004 5:08 PM) disse:

Deve ser em consternação a tudo :)

Renata (maio 13, 2004 5:41 PM) disse:

É o fim um projeto desses. Afinal, os estudantes de escolas pública têm dificuldades de entrar na universidade justamente porque (a) tiveram uma formação ruim e (b) as vagas são poucas. Já vieram com essa de terceirizar o ensino público "comprando" vagas das particulares, e agora essa outra. É incrível como as criaturas conseguem inverter as coisas.
Sem contar que nem o ensino nas particular, pelo menos na maioria, é bom. O negócio é preparar pro vestibular, botar um monte de aluno na universidade e fazer propaganda em cima deles. Aprender a pensar que é bom, nada. Então, Raquel, abre logo um colégio decente, pra eu ter onde colocar os meus filhos :)

Lady A (maio 13, 2004 6:51 PM) disse:

Concordo plenamente!!!

MC (maio 14, 2004 8:43 AM) disse:

Absurdo! É incrível a capacidade do governo de fazer tanta besteira nesse tipo de questão. Eles não conseguem encontrar uma solução que proporcione um mínimo de igualdade e SEMPRE acabam prejudicando algum lado. Eu sempre disse que o problema vem desde o primário e é lá que a solução deve começar a ser implantada. Mas não, parece que ninguém (de lá do governo) enxerga isso. É necessário cortar o mal pela raiz, mas eles só vêem a pontinha da árvore do problema, que cresce, cresce, cresce...

Luana Claumann da Luz (maio 14, 2004 9:29 AM) disse:

Esse governo é ridículo. Aliás, não me surpreende.

Ricardo (maio 14, 2004 11:46 AM) disse:

O problema é que o Lula se preocupa com resultados, quer mostrar números. Um grande problema atual é que os alunos de escola pública não conseguem lugar nas universidades. Lógica lulística: o ensino médio está deficitário, certo, mas se consegue o mesmo resultado (em termos de números) criando cotas. O povo é burro, jamais vai diferenciar as duas situações e ele gasta muito menos. Tchanãnã.

E, Luana, realmente não surpreeende.

Cláudia (maio 14, 2004 4:18 PM) disse:

Este sistema de cotas que o governo tenta implantar desde o início do governo é o fim mesmo. Ora é reserva para os negros, e agora é reserva para alunos oriundos da rede pública. Por que não pensam em ampliar o ensino técnico? Por que não resolvem investir no ensino fundamental? No passo que a coisa vai quem não for negro, pobre ou oriundo de escola pública não vai ter vaga em universidades públicas. A propósito, te sentiste em condições intelectuais inferiores aos alunos de escolas particulares quando foste prestar vestibular? Eu não.

Thiago Hirai (maio 15, 2004 1:09 PM) disse:

Raquel: é pelo governo e pela situação atual do país. Parece que não tem jeito mesmo, né? Não vejo capacidade política suficiente nesse país para um plano sério e consistente de desenvolvimento nacional. É sempre o mesmo jogo sujo, a mesma politicagem, a mesma submissão. Vocês vêem alguma saída?

fvnd wrgmipt (fevereiro 4, 2007 6:40 AM) disse:

hkboxapyq omlsf lkaqgn estpkhy bcptqa ulgbj kisnjdahv

Comente este post