[22 de março de 2004]

Entrevista com o Saramago

- A Folha publicou uma entrevista com o Saramago, em virtude do lançamento de seu novo livro "Ensaios sobre a Lucidez". A entrevista, realizada por e-mail, mostra o quanto é difícil para os jornalistas articular questões que não sejam mal-interpretadas pelo entrevistado. Além disso, mostra a dificuldade em se entrevistar um estrangeiro, principalmente pela questão da cultura.

Folha de S.Paulo - De quem é a frase "Nascemos, e nesse momento é como se tivéssemos firmado um pacto para toda a vida, mas o dia pode chegar em que nos perguntemos: Quem assinou isto por mim"?

José Saramago - É minha. Ou não se pensa que eu seja capaz de produzir uma frase assim? E digo mais: essa frase resume todo o livro. Sem esquecer da epígrafe: "Uivemos, disse o cão". Os cães somos nós. É hora de começar a uivar.


Apesar disso, o jornalista faz considerações inteligentes e parece conhecer, senão na totalidade, pelo menos parte da obra do autor.
por raquel (10:35) [comentar este post]


Comentários

andreia (março 22, 2004 3:24 PM) disse:

Há uma certa má vontade do autor ao responder as perguntas, ou apenas a questão cultural provoca desconforto?

Mari Pereira (março 22, 2004 8:10 PM) disse:

Olá Raquel!
Achei o seu blog procurando informações sobre comunidades virtuais para montar a bibliografia do meu Trabalho de Conclusão de Curso! Muito interessante e pertinente todas os trabalhos e artigos que pude ler (pelo menos alguns trechos), e todos vão ajudar muito na construção de meu projeto.
Se você tiver interesse em visitar meu blog, publiquei um post no qual eu coloquei o tema, proposta, objetivos e justificativa de meu projeto. Seria bem interessante se vc pudesse me das umas dicas de bibliografia, se tiver um tempinho!
Valeu,
Mari XD

deysi (março 23, 2004 9:32 AM) disse:

Teacher..se tu fosses cobrar pelas "mãos " q tu dás nos tccs,monografias,projetos e similares, tu estarias rica!!!!!Qro ser igual a ti qdo eu crescer..é sério!!!Minha teria orgulho de uma filha como tu..mas teve q se contentar comigo..hehehehe.Bjinhos!!!!

Raquel (março 23, 2004 11:32 AM) disse:

andreia:
Concordo contigo, realmente a entrevista deixa perceber uma certa má-vontade do Saramago. Não entendo se por ter interpretado o repórter de uma maneira negativa a partir dessa primeira pergunta ou se porque ele simplesmente não gosta de entrevistas por email.

Cláudia (março 25, 2004 1:15 PM) disse:

O conhecimento, pelo menos parcial, da obra de José Saramago por quem o entrevista é algo raro. Na maioria das vezes os entrevistadores limitam-se a inquiri-lo sobre seu "surrado" ateísmo. Uma evidente perda de tempo.

quality golf supplies (março 14, 2006 4:50 PM) disse:

golf products

Comente este post