[15 de março de 2004]

Jornalismo e Ética

veja.gif- Essa é uma discussão complicada. Entretanto, acho que é necessária. O motivo deste post é a Revista Veja desta semana, que tratou, basicamente, dos atentados em Madri. Sobre os atentados, nenhum problema. O que me chocou e me fez pensar, entretanto, foram as fotos que Veja usou para ilustrar a matéria. Todas foram fotos que exibiam, de modo explícito, corpos humanos mutilados, cadáveres no trem, pedaços de corpos pelo chão. Fiquei absolutamente chocada com a total falta de cuidado em expôr fotos de pessoas que foram mortas em um dos eventos mais traumáticos da Europa.

"O jornalista deve evitar a divulgação dos fatos:
- Com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas;
- De caráter mórbido e contrários aos valores humanos.
(artigo 13 do código de ética do jornalista)


A desculpa básica para a exibição de tais fotos (inclusive na capa, diga-se de passagem) poderia ser justamente "chocar" as pessoas, para mostrar a gravidade do problema. Não justifica. Outras estratégias, que não a exibição de corpos mutilados, poderiam ter sido usadas para mostrar a dimensão do atentado. Além disso, no meu entender, nada justifica ou explica dentro do jornalismo, a exibição gratuita de fotos tão chocantes, tão grosseiras, tão degradantes para as próprias vítimas e suas famílias. A não ser o sensacionalismo e a tentativa de explorar a curiosidade mórbida dos indivíduos para vender revistas. É triste que em uma das maiores revistas jornalísticas do País, a ética tenha sido, mais uma vez, guardada na gaveta e o jornalismo, mais uma vez, afrontado pela falta, mais do que de ética, de total humanidade.
por raquel (08:06) [comentar este post]


Comentários

MC (março 15, 2004 11:34 AM) disse:

Concordo plenamente. A Veja é uma revista que deve ser lida com o mais absoluto cuidado, caso contrário é possível confundir-se nas próprias opiniões. Mas mudando um pouco o rumo, porque não colocaram fotos dos pedaços dos corpos dos iraquianos nas matérias que fizeram na época da Guerra do Iraque? Mostraram soldados americanos aprisionados sendo maltratados, mas e os soldados iraquianos? Não foram humilhados também?

Raquel (março 15, 2004 1:03 PM) disse:

Pior ainda é pensar que no mundo, tem um lugar como Guántanamo, em que centenas de pessoas de todo o mundo estão aprisionadas, como num campo de concentração, sem julgamento, sem nenhum tipo processo legal ou direito a ver a família ou advogados, são tratadas a condições sub-humanas e não têm perspectiva de liberdade, porque os EUA acham que são conectadas a terroristas (ou suspeitas de serem terroristas). Milhares de instituições humanitárias e de direitos humanos estão protestando contra isso todos os dias. Esse absurdo que joga por terra todas as nossas crenças não merecia uma reportagem? Estranhamente, os jornalistas do mundo preferem viver ignorando o fato.

Leo (março 15, 2004 3:35 PM) disse:

Não é de surpreender. A Veja nunca foi exemplo a ser seguido. E onde estão as autoridades para tomar alguma medida legal contra a revista? Qualquer jornalista sabe que esse tipo de coisa vai contra o código de ética, mas se ninguém for em cima e as pessoas continuarem comprando esse lixo, eles vão continuar publicando esse tipo de coisa. Derramamento de sangue vende, e muito.

Cuca (março 15, 2004 4:41 PM) disse:

É. Isso é uma discussão sem fim.
O que fazer?
1) Chocar para mostrar a realidade e anestesiar as pessoas para imagens como esta?
2) Nunca ultrapassar certo ponto e deixar de transmitir a realidade às pessoas?
3) O texto poderia fazer o papel de descrever as cenas? Seria menos chocante ou menos apelativo?
Ah, é... Por isso que eu não fiz jornalismo. :)

deysi (março 17, 2004 8:46 PM) disse:

Juro q olhei as fotos e não acreditei naquilo.Não acreditei!

anna (março 20, 2004 4:31 PM) disse:

Não nos conhecemos, mas concordo plenamente com o seu texto.
Na semana do atentado fui comprar jornal e saí da banca chocada com essa imagem da capa...lembro que quase passei mal...horrível.

anna (março 20, 2004 4:31 PM) disse:

Não nos conhecemos, mas concordo plenamente com o seu texto.
Na semana do atentado fui comprar jornal e saí da banca chocada com essa imagem da capa...lembro que quase passei mal...horrível.

Comente este post