[09 de outubro de 2005]

Tempo

- Acho que existe uma proporção inversa entre o envelhecimento e a percepção de tempo. Quando eu era criança, lembro que cada hora demorava uma eternidade para passar. Entre um Natal e outro, parecia que se passava um século. Entretanto, quanto mais velha fico, mais tenho a impressão de que o tempo voa. Faz só dez minutos que eu me levantei e era sábado. Faz só umas duas horas que eu inventei de fazer um risoto que ficou ótimo, modéstia a parte. No entanto, o relógio insiste em me dizer que o fim de semana já acabou praticamente. Meus Deus, onde foi parar o tempo? Não fiz tanta coisa assim... como foi que passou tão rápido? E assim tenho a impressão de que tudo está em uma aceleração constante. Cada vez mais rápido passa a minha hora, meu dia, meu fim de semana. E o pior é que cada vez parece que dá menos tempo de fazer tudo o que eu tinha planejado. Parece que o tempo não simplesmente parece estar mais rápido, mas realmente está. Ô coisa estranha. Alguém devia fazer um estudo científico sobre a aceleração do tempo em relação ao tamanho ou à idade da pessoa. Deve ser uma das conseqüências da relatividade, sei lá.
por raquel (21:41) [comentar este post]


Comentários

Geraldo Magela Matias (outubro 9, 2005 9:53 PM) disse:

Coleguinha, o tempo e o espaço são dois temas saborosos. Por exemplo, a rua é espaço público; a sala é privado. O samba, por exemplo, brotou e criou raízes na cultura carioca de forma pública, era de muitos, o Estado não tinha controle sobre ele. Do momento que o rádio passa a fazer parte da sala, o samba é pasteurizado e tranformam-no em "modinhas", "marchinhas de carnaval". O interessante é que o tempo no samba é sempre tratado como o agora-no-mundo; na marchinha o tempo é o depois-no-mundo.

Adorei seu blog.
mg62@uol.com.br

Geraldo Magela Matias (outubro 9, 2005 9:56 PM) disse:

Ops, ia-me esquecendo. Estou procurando me animar para colocar um blog na rede. Assim que concluir o "projetinho", posso mandar o endereço para você, my teatcher?

actea (outubro 9, 2005 10:14 PM) disse:

Lembro que quando eu era pequena eu queria comer chocolate e meu pai dizia, só cinco minutinhos, já vou pegar. Era uma eternidade! Eu sapateava e queira porque queria. Aí meu pai dizia: "quando tu tiveres a minha idade, vais ver que cinco minutinhos passam num piscar de olhos; o tempo parece que passa mais rápido quando a gente fica mais velho". Eu não entendia nada, mas o tempo foi passando e o pai e eu fomos tendo mais e mais conversas sobre o tempo, ou melhor dizendo, sobre a ilusão do tempo, abstraindo... E é tão estranho como agora ele passa voando mesmo. Antes eu pensava: vou vestir minha boneca e depois levar ela numa festa na casa da boneca da Rê. Agora eu penso: no mês que vem, no ano que vem, daqui há cinco anos... Tentando ter uma idéia de como deve ser ou como eu gostaria que fosse minha vida, me planejando, porque... Bem, o tempo parece que passa cada vez mais rápido.

P.S.: esse teu post me lembrou o filme "Donnie Darko"

deysi (outubro 10, 2005 10:37 AM) disse:

Ontem eu estava comentando sobre isso: nãom acredito que já estams em outubro!!!Outubro!!!!lembro perfeitamente eu adiando janta com as gurias para o mês que vem..e o " mês que vem" passou, e passou o outro e o outro..e o ano chega ao fim e estou eu aqui...muito rápido!!

Alex (outubro 10, 2005 11:36 AM) disse:

O tempo parece passar mais rápido pois cada vez temos mais coisas para fazer, mais prazos, e mais vontade de começar coisas novas. Temos que aprender a reservar tempo para não fazer nada, pelo menos no fim-de-semana, e redescobrir as maravilhas do tédio! Confesso que normalmente nos fins-de-semana eu às vezes fico com o sentimento que produzi pouco. Mas será que precisamos ser tão produtivos, todo o tempo?

cr (outubro 10, 2005 11:45 AM) disse:

acho q a gente vai se acostumando com as coisas e elas vao ficando banais. sabe qdo vc ta aprendendo a dirigir, q eh aquela tensaaao e vc calcula cada trocada de marcha? mas depois q acostuma, nem pensa mais no q ta fazendo, e qdo ve ja chegou.

acho q funciona assim com a rotina. as coisas vao saindo do raciocinio e caindo no reflexo.qdo eu me mudei pra ca, tudo era tao diferente q custava segundos e minutos de processamento do meu cerebro. o tempo desacelerou, e parece q faz dez anos q tou aqui.

Ricardo (outubro 10, 2005 8:04 PM) disse:

É, também acho que conforme vamos passando mais funções para o sistema motor nos damos menos conta da passagem do tempo. Isto é, conforme ficamos mais velhos ficamos mais inconscientes.

cr (outubro 11, 2005 11:29 AM) disse:

eh um mecanismo evolutivo. te da mais poder cerebral pra enfrentar novas situacoes, enquanto q as velhas vao caindo pro subconsciente..

sam (outubro 12, 2005 7:50 PM) disse:

concordo tb. mas acho q tb entram emoções e sentimentos no jogo. por exemplo: eu hoje passei o dia mais entediante da minha vida, o q o tornou um dos dias mais longos da minha vida, hehe. o tempo passa mais rápido qdo estamos ocupados ou se divertindo.

marcia benetti (outubro 12, 2005 10:51 PM) disse:

o Alex tem razão: o tempo só volta a existir no ócio. em resumo: quem decretou o fim do tempo foi a Capes. :P

Comente este post