[13 de fevereiro de 2009]

Uma história sobre consumidores digitais e mídia social

Há uns dez anos eu tenho uma conta na Locaweb para hospedar este blog e o que antes era o site de uma empresa de webdesign que eu mantinha nas horas vagas com um grupo de amigos. Com o tempo, acabamos com a empresa porque ninguém tinha muita paciência com o atendimento (outra história) e mantivemos o domínio e a conta como um condomínio para nossos blogs e experimentos internéticos. E raras vezes tive problemas com acesso/email e etc. e nas poucas vezes que tive, tudo foi rapidamente solucionado. Pois bem, há um tempo, a Locaweb implementou um sistema de autenticação de e-mail no smtp, principalmente por causa de spammers. O problema é que meu e-mail parou de funcionar depois disso. Bem, como eu tenho outras contas, não estava particularmente indignada com isso, achava que era uma instabilidade qualquer. E acabei reclamando no Twitter que meu smtp estava "baleiando".

Alguns minutos depois da reclamação, recebo uma série de tweets do atendimento online deles (que eu nem sabia que tinha Twitter!!!) perguntando qual era o problema e tentando resolver de todas as formas possíveis. Recebi várias ligações da Locaweb depois disso, tentando me auxiliar na reconfiguração do e-mail. Depois de reiniciar o computador e arrumar as configurações, tudo voltou a funcionar direito (o problema era do Thunderbird, não deles. Aparentemente, o Thunderbird "grava" as configurações antigas para todo o sempre e só volta ao normal se reiniciado.).

O meu choque foi 1) ter um atendimento tão preocupado com o meu problema; 2) ter um atendimento que estava monitorando mídias sociais; 3) ter obtido várias respostas e tentativas de auxílio da empresa, que realmente não mediu esforços pra resolver a questão. O que mais seriamente me impressionou foi ver o monitoramento da marca em mídias sociais (minutos depois que eu reclamei recebi o contato), traduzido em uma preocupação com o que o cliente está dizendo e com a capacidade de influência que ele tem. Acho que é um exemplo para todos que perguntam como que a empresa pode usar o Twitter e as demais mídias sociais para o contato com seus clientes e consumidores e, sobretudo, um passo importante especialmente para uma empresa cuja base de clientes está na Internet. A Locaweb está de parabéns e por isso, resolvi escrever sobre o caso aqui. E não, este post não foi pago. Sou apenas uma consumidora extremamente satisfeita. :-)
por raquel (16:45) [comentar este post]


Comentários

tiagón (fevereiro 13, 2009 5:10 PM) disse:

que bacana, isso. já vi diversos usuários reclamando da locaweb no twitter; eles mostraram estarem espertos.

e por mais que eu não acredite em hospedagem perfeita, a verbeat está com eles já há alguns anos, e não tenho queixa. tomara que siga assim. mas se não for, sei onde mais gritar além do suporte. ;)

tiagón (fevereiro 13, 2009 5:16 PM) disse:

aliás - eu realmente fico brabo com as monetizações da vida quando leio o anti-disclaimer [:P] "esse não foi um post pago". BAH. malefício completo para os blogs quando se é necessário afirmar honestidade pra fazer um elogio :(

NICOLAS (fevereiro 13, 2009 5:45 PM) disse:

Tenho dois pontos para com a locaweb, um positivo e outro negativo. O Positivo ocorreu da mesma forma que você, coloquei que o servidor havia caído no twitter e eles via twitter responderam e me ligaram, e eu sequer os seguia e o mesmo com eles. Ótimo saber que tem gente olhando o search do twitter. O Ponto negativo é que ainda continua em meu servidor as quedas constantes, alegam que meu site recebe pageviews demais para o servidor deles, amanhã a madrugada vão migrar minha conta para outro servidor, um menos utilizado, espero que melhore pois gosto do atendimento, principalmente via helpdesk, e agora via twitter.

Suzana (fevereiro 13, 2009 5:56 PM) disse:

Oi Raquel

Comigo aconteceu o mesmo em relação a NET (virtua). Pegou minha reclamação no twitter e me escreveu :)
A dúvida é se acho isso bom ou ruim...
abraço!

penkala (fevereiro 13, 2009 6:47 PM) disse:

aconteceu uma coisa parecida comigo esses dias. lembra da empresa de pantográficas? pois eles viram minhas fotos no flickr e me procuraram, explicando que o tal colocador era novo, já tinha sido despedido por reclamação de outros clientes e que eles queriam corrigir o problema, vindo na minha casa arrumar a bagunça que o cara deixou. nem tudo está perdido neste mundo!

ricardo penachi de camargo (fevereiro 15, 2009 10:49 AM) disse:

Eu tive um probleminha de suporte com a Locaweb, um tempão atrás, e essa 'imagem' ficou. Recentemente, ao comentar com alguém, no Twitter, tive também a surpresa de ser contatado por alguém da empresa, alguns minutos após... Percebi que algo havia realmente mudado, e que a preocupação com essa forma de comunicação é fundamental. Não precisamos de códigos de defesa deste ou daquele agente, mas sim dessa efetividade relacional onde o que eu preciso e o que eu digo chega e pesa do outro lado, e vice-versa. Salve o bom uso da Web!

Gilberto (maio 24, 2009 11:56 PM) disse:

Eu prefiro acreditar em empresa que vc nao precisa do suporte. Para tecnicos e webmasters que conhecem, nao tem motivo para "ligar". Quando o servico nao funciona, vc entra em contato com o atendimento e eles resolvem, vc fica "feliz" ? Este caso da Locaweb é tipico de incompetencia deles.... é logico que eles vao entrar em contatos. Centenas de pessoas falando mal no twitter por que o servico nao funciona. Do que adianta atendimento, se o buraco é mais embaixo ?

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