maio 31, 2006

Alaic - Para quem estava procurando os textos do GT de Internet e Tecnologia do ALAIC, eles estào disponíves no site La Coctelera, do prof. Octavio Islas, bem como, em breve, a ordem das apresentações. :D
Posted by raquel at 9:47 AM | Comments (3)

maio 29, 2006

Blog da prisão - Da Wired: Ativistas egípcios blogam da cadeia. Alaa Abdel-Fattah, mesmo atrás das grades, escreve suas postagens em pedaços de papel, que são postados no blog e reproduzidos para o mundo. O site é mantido por Abdel-Fattah e sua esposa e também blogueira, Manal Hassan. O blogueiro foi preso durante uma manifestação contra o regime do Egito no iníco de maio.

The duo call their blog Manalaa, a combination of their first names. Young, secular and anti-authoritarian, they link the blogosphere with a democracy movement demanding reform from President Hosni Mubarak, who has been in power longer than they have been alive. Their blog, launched two years ago and written in a mixture of English and Arabic, is an internet rallying point for activists in a nation where state-run media predominate and give little voice to reformers.


A matéria também trata das revoluções que a web tem provocado em regimes duros no Oriente e da perseguição aos blogueiros.
Posted by raquel at 10:37 AM | Comments (1)

maio 27, 2006

Remember yesterday - Quando eu tinha lá uns 12 anos, eu aprendi a tocar violão vendo o meu irmão. Bem, e daí que "I Remember You", pela simplicidade (tinha notas fáceis) sempre foi a que eu mais toquei, porque eu não sabia fazer as partes mais complicadinhas da "More than Words". Depois eu passei por uma fase musical onde eu tocava todos os dias, depois tive uma banda, toquei guitarra e baixo, aprendi um pouco de piano clássico, resolvi que não ia aprender a ler partitura porque era uma chatice (dai eu decorava as músicas e fingia que lia a partitura), queria tocar violino, mas era caro comprar um, toquei mais e mais guitarra e violão e daí me convenci que eu nunca ia tocar como o Eric Clapton. E se não era para tocar como o Clapton, eu não tinha vocação para música. Daí fui parando de tocar e agora, além dos meus dedos ficarem todos duros e eu não conseguir mais fazer nada, só sei tocar acompanhamento e não me lembro mais de como era o piano. Velhice sucks. Moral da história: Nunca parem de tocar, crianças. ;) (Pensamentos aleatórios que me ocorreram vendo a Gabi tocar ontem. Sorry Gabs, tive que ir embora antes do Counting Crows e substâncias poluentes dispararam mais uma crise de exaqueca. ;)
Posted by raquel at 11:45 AM | Comments (8)

maio 21, 2006

Folha - A Folha Online mudou o site. Gostei. :)
Posted by raquel at 9:45 AM | Comments (1)

maio 19, 2006

joey.jpgSave Joey - O Leo que lembrou.

Under the arc of a weather stain boards,
Ancient goblins, and warlords,
Come out the ground, not making a sound,
The smell of death is all around,
And the night when the cold wind blows, No one cares, nobody knows.


Essa foi a primeira música que eu ouvi dos Ramones. E ontem eu ainda assisti ao The End of the Century e fiquei pensando em como os caras eram malucos, malucos e pirados e criaram o punk rock. Punk de verdade é tocar na mesma banda por 20 anos e não falar com o guitarrista pq ele roubou tua namorada. Gabba gabba hey, Joey! :)
Posted by raquel at 4:21 PM | Comments (3)

maio 18, 2006

Tipping point - 2006 parece estar sendo um ano de mudanças importantes na vida de muitos amigos. Vários estão vivendo sonhos há muito planejados, outros estão concretizando planos, outros ainda, estão sendo surpreendidos pelos sonhos que nem sabiam que tinham. O que importa é que todos os dias pequenas gotas de felicidade despontam em notícias muito legais que vêm de todos os lados. Estou feliz não só pelas mudanças que despontam no meu horizonte, mas igualmente pelas que estão envolvendo a todos. :))) Parabéns especialmente para o Tosco e a Jana, a Criz e o Rory e a Rê e o Daniel. Espero que todos vocês sejam muito, muito felizes. :)
Posted by raquel at 8:49 AM | Comments (8)

maio 16, 2006

guygomaq.jpgO dia em que a BBC entrevistou o cara errado - Dica do Bruno: O economista Guy Goma foi até a BBC para uma entrevista de emprego. Acabou ao vivo, sendo entrevistado como expert em tecnologia, no lugar de Guy Kewney. O video é muito engraçado porque, apesar do economista se esforçar, ele não consegue entender o que está acontecendo. No mínimo, imaginou que fazia parte da seleção. ;) Apesar do erro, a própria BBC noticiou.
Posted by raquel at 12:08 PM | Comments (3)
Flickr - Sou uma FlickrPro. E o Flickr é tão legal. :DDDD
Posted by raquel at 11:04 AM | Comments (4)
Questionamentos - Para quem está sempre atrás de um tema de pesquisa, o Ross Mayfield publicou no Many-2-Many algumas questões muito interessantes.
Posted by raquel at 10:34 AM | Comments (0)

maio 15, 2006

Estado Paralelo - Um belo dia, resolveram isolar um cara preso em São Paulo. O cara era um dos líderes do PCC. Resultado? Simplesmente não sei quantas cadeias se revoltaram, com mais de 200 reféns; diversos bancos e prédios comerciais foram metralhados e bombardeados; delegacias e postos policiais foram atacados, resultando em mais de 60 mortos; os ataques estãos se espalhando e já há registro de rebeliões em Mato Grosso do Sul e Paraná; enfim, um fim de semana de terror, como colocou o Terra.

Daí, os delegados, preocupados, chamaram os líderes do PCC para conversar. Compraram pizza e x-picanha para os coitados. Daí a primeira coisa que o líder do PCC diz é:

"Não, doutor, não é verdade, eu não vou matar o Rui. Eu vou matar você..."(...)"Eu posso entrar numa delegacia e matar um policial, mas um policial não pode entrar na cadeia e me matar, pois é obrigação do estado me proteger."


O engraçado é que ninguém chama isso de terrorismo. Uma ação deste porte, com essa coordenação, que se não for sinônimo de Estado paralelo, não sei o que é. Mais de 60 policiais foram assassinados, de forma sistemática e coordenada. Agências bancárias foram explodidas. Agora fico pensando no dia que resolverem chutar algum governante. Ou sei lá, cobrar pedágio da população brasileira (mais um imposto). Ou ainda, bombardearem uma escola. Acho que o Baudrillard deveria falar sobre o "estado de terror" no Brasil. É, minha gente, o "inimigo invisível", infelizmente, dorme conosco. :P

Update - É, acho que agora Sampa tá em guerra mesmo. O comércio fechou as portas, as escolas e universidades suspenderam as aulas, o trasporte público degringolou pq incendiaram metade dos ônibus, evacuaram o saguão de Congonhas por ameaças de bomba e atentados e e Febem também se revoltou. Ah, e metralharam uma viatura policial em plena manhã, no meio da rua. O Lula ofereceu o Exército e o governador de São Paulo negou (obviamente, ele tem a situação sob controle). Já tem gente defendendo o decreto de um estado de defesa.
Posted by raquel at 8:46 AM | Comments (7)

maio 12, 2006

Gone M.I.A.

Into the night we shine
Lighting the way we glide by
Catch me if I get too high
If I come down
I'll be coming home next year
I'm in the sky tonight
There I can keep by your side
Watching the whole world wind around and round
I'll be coming home next year

# Três deadlines até o dia 23. :P Eu e o Dave Grohl vamos ter muiiito trabalho.
Posted by raquel at 5:03 PM | Comments (7)

maio 11, 2006

Aquisições - Plagiando o Érico:

anansi.jpgAnansi Boys- Stories are webs, interconnected strand to strand, and you follow each story to the center, because the center is the end. Each person is a strand of the story.

Eu estava louca para comprar livros nos EUA. Mas livros são pesados e difíceis de carregar e então tive que optar entre o "V, for Vendetta" e o "Anansi Boys". Como eu gosto do Gaiman, foi o Anansi. E não me arrependi. O livro conta a história dos filhos do deus Anansi que, após a morte do pai (para quem leu American Gods, isso faz sentido), descobrem-se, encontram-se e começam a tentar entender sua herança.

Uma das coisas que eu mais gosto do Gaiman é sua atualização das lendas e mitologias. Eu adoro essa transposição entre sagrado e profano que ele constrói em suas histórias. Embora o texto em si não seja daqueles que se degusta, as idéias são muito boas e sente-se a magia que impregna a história desde o princípio. E é justamente isso que eu mais gosto no estilo do Neil Gaiman, e o que o faz único: A capacidade de tornar aquilo que é comum, ao mesmo tempo sagrado e único, mágico e humano. Sem dúvida, Anansi Boys é o meu livro favorito dele desde Neverwhere.

Little Big- O outro livro que comprei foi uma aposta no escuro. Li excelentes críticas à história, que fala das relações de uma família com o mundo das fadas. É um livro enorme e parece mais complexo que o Anansi, mas igualmente me parece muito bom. A minha história com ele foi engraçada, porque foi o primeiro livro que me chamou a atenção na gigantesca livraria e que me fez pensar que valia a pena carregar peso (minha mala já estava lotada). Começo a ler hoje, vamos ver até onde me leva. :) Assim que eu terminar, coloco um review.
Posted by raquel at 1:51 PM | Comments (3)

maio 10, 2006

Voltei - Estou em Pelotas. Agora este blog retorna à sua programação normal. :D
Posted by raquel at 3:31 PM | Comments (3)

maio 8, 2006

Despedida de SF - Última noite em SF. Hoje acabamos não fazendo muito turismo porque aparentemente, domingo superlota a cidade e fica impossível de ir a qualquer lugar. Tudo estava lotado, andamos por umas 2 horas tentando ir para um parque lá, mas estava muito impossível e desistimos. Resolvemos que valia mais a pena ficar aqui pelo centro mesmo, andando e fazendo comprinhas. Então que fomos na Virgin Records Mega Store, na Apple Store, numa livraria muito boa, onde comprei vários livrinhos, incluindo Anansi Boys (que será minha leitura da volta), em uma Macy's gigante e etc. Comemos em lugares legais e fomos no teatro ver um espetáculo do Martin Short. E assim acaba minha estada nos EUA. Amanha cedo estou indo para NY e de NY pego o vôo para Sampa. Terça devo estar chegando em Pelotas, com o fuso horário completamente maluco.

Fiquei bem impressionada com os EUA. Sempre achei que aqui fosse um lugar de psicóticos gorduchos, mas, para a minha surpresa, é também lugar de gente que trabalha pra caramba. Fiquei agradavelmente surpreendida pela educação, bom-humor e autocrítica dos americanos que conheci, sem falar na coisa toda do "correr atrás do bonde" deles. Eu, que era fã da Europa, gostei muito daqui. Talvez eu voltei, um dia. Espero que logo. :D Então era isso, até mais e tchau a todo mundo que acompanhou a Odisséia Americana de Raquel. :D
Posted by raquel at 1:58 AM | Comments (2)

maio 7, 2006

SanFran - Últimos dias aqui nos EUA, estou em San Francisco. E com saudades do Google, already. :P San Francisco é bem meia boca. Tem trilhões de turistas e é bem menos organizada que NY. Em cada esquina, tem alguém pedindo alguma coisa, ou algum maluco cantando/gritando ou te abordando. E o pior é que as pessoas ficam te perseguindo. Bem, ontem fui passear de barco, na área do "Fisherman's Warf". Bem legal, passei embaixo da Golden Gate. Depois fomos na Lombard Street, que é aquela rua que tem uma lomba toda em zigue-zague. Subimos um monte de lombas (idéias brilhantes de Alex e Ricardo) e quase morremos pra chegar lá. Depois fomos muito rapido em Little Italy e Chinatown, vimos o prédio triangular aquele famoso anti-terremoto, fomos na Niketown, caminhamos pela Union Square e deu. Ah, e andamos de bondinho. :DDD Aqui é mais difícil de se locomover do que NY, o transporte público é bem caro e andar a pé leva horas por causa das lombas. Hoje vamos ainda num musical e no Palace of Fine Arts. :D Talvez a gente atravesse a Golden Gate a pé, mas acho que não.

Não achei SF tão legal quanto todo mundo fala. É suja, tem mendigos por todos os lados, tem umas gangues pelos cantos... Mesmo as partes turísticas são complicadas. Bem, enfim, vamos ver como a coisa acontece hoje. :D
Posted by raquel at 11:55 AM | Comments (0)

maio 5, 2006

Google 2 - Se você acha que o Google é tudo aquilo que todo mundo fala, errou. É mais. É muito, muito legal. Eu nunca tinha visto nada assim. As pessoas não tem horário para trabalhar, cada andar tem uma cozinha com comidas variadas, café, sucos, refris e chás que cada um pode pegar a vontade. A máquina de café é um troço a parte, como diz o Patrick, é "the real thing". Se coloca um potinho com pó de café do tipo escolhido, e a máquina faz o café sozinha. Como se não bastasse, a empresa é toda colorida, cheia de coisinhas legais, cada cubículo cheio de elementos nerds tipo cartazes de star wars, piadinhas e dragões 3D. O banheiro é um troço a parte. Todo tecnológico, tudo automático. A cafeteria, que se chama "Charlie's" tem uns 04 restaurantes, cada um especializado em um tipo de comida. Provei o italiano, dois asiáticos e um de saladas. Falta ainda o de BBQ. Tu vais lá e pegas a comida. De graça. Dentro da empresa tem ainda lavanderia, uma academia, sauna, piscina infinita (daquelas com correnteza, onde tu ficas nadando sem sair do lugar), quadra de vôlei (o Sergey estava jogando lá hoje), massagistas, cadeiras de massagem, planos de dominação mundial, todo o tipo de piada nos quadros, cabelereiro e etc. É literalmente amazing. De verdade. Adorei.

Hoje também foi o meu Tech Talk, ou seja, a apresentação da pesquisa. Não andei postando antes pq estava tendo um super trabalhão preparando tudo. A Tech Talk é tipo uma palestra para toda a empresa, onde todo mundo é convidado. Só para vocês terem uma idéia do nível do negócio, na próxima semana vem o Howard Rheingold para esse Tech Talk. Bem, então eu palestrei junto com a Lada Adamic, que é professora da Universidade de Michigan, que também participou da pesquisa. Ela é excelente, e foi uma das minhas grandes inspirações na coisa das redes sociais. Bem, a pesquisa ainda teve a participação do Alex Primo e do Ricardo Araújo e foi muito legal poder apresentar tudo. A sala estava lotada (fica bem no meio de um saguão) e me disseram que várias pessoas legais estavam assistindo (como o Sergey Brin, um dos fundadores do Google). Bem, então que, apesar de estar bem doente e podre de gripe consegui fazer uma boa apresentação. Foi legal e estou contente. Espero que o pessoal daqui tenha gostado também. Então é isso. :))))
Posted by raquel at 2:33 AM | Comments (7)

maio 4, 2006

Tech Talk - Então, fiz a tech talk. Fiquei nervosa, etc. etc., meu inglês foi horrível e tal, mas acho que os googlers entenderam a coisa toda. Depois me disseram que o Sergey e um outro cara grandão estavam lá assistindo. Ainda bem que eu não notei. Soube que também teve broadcast para outros googler's offices. Ainda bem que só fiquei sabendo disso no final. So, that's all for now, folks. :D
Posted by raquel at 6:56 PM | Comments (3)

maio 2, 2006

Google 1 - Impressões rápidas sobre o Google: É muito tri. Acho que tudo o que eu ouvi ou li sobre eles é verdade. Comida de graça, patinetes pelo meio da companhia, trecos coloridos por tudo, planos de dominação mundial, massagistas, quadras de vôlei etc. etc. Depois eu conto mais. :D
Posted by raquel at 10:56 AM | Comments (5)

maio 1, 2006

Último Dia em Vancouver - Meu flickr volta a funcionar hoje com mais fotos, mas eu to sem tempo para uploadear coisas agora. Resumo rápido de hoje: Como não teve conferência pq é domingo (acabou ontem), fomos no Stanley Park de manhã. É um parque enorme na ponta da península do centro de Vancouver. Lindo, muito lindo. Numa ponta tem uma coleção de totens dos mais diversos índios da região. Depois fui almoçar num restaurante indiano e encontramos o pessoal do Google para ir para Capilano Bridge (uma ponte suspensa lá no meio de um mundo Ewok de floresta) e depois para a Grouse Montain, que é um lugar de esqui. O Ricardo ficou obcecado com a neve. A neve congelou meus all star chinelões e molhou toda a minha meia. Joguei bolinhas de neve e fiquei escorregando. Depois ficamos conversando coisas de trabalho e fomos jantar num restaurante africano maravilhoso. Amanhã estou indo pro Google. Desejem-me sorte na minha tech presentation. :P
Posted by raquel at 4:47 AM | Comments (5)