junho 27, 2006

Coraline de novo - Ontem de noite, antes de dormir, em busca de um espaço de sanidade mental, li Coraline outra vez. E cada vez mais me convenço de que o Gaiman é um Stephen King com idéias melhores. Quero dizer, odeio o jeito que ele narra as histórias, é sempre tudo muito rápido, direto, sem me dar a chance de saborear cada cena; entretanto, adoro as idéias dele, que compensam de longe cada narrativa que deixa a desejar.

Estou numa fase punk. Tenho tanto trabalho, mas tanto trabalho, que acho que se me dividisse em três, ainda assim, não conseguiria dar conta de tudo. E fico extremamente irritada porque não consigo fazer tudo como eu gostaria. Ando num mau humor bárbaro. Minha expectativa é melhorar isso quando eu defender a tese, mas, por enquanto, vou mantendo sob controle com umas endorfinas matinais.
Posted by raquel at 8:41 AM | Comments (5)

junho 26, 2006

180px-Lostgirls_cover.jpgCensurando Alan Moore - Saiu na BBC, há alguns dias: Alan Moore pode ser censurado na Grã Bretanha e Europa. Não, não é pela cara de Charles Manson que ele tem. É porque o gênio dos gibis resolveu escrever uma história erótica, baseada nas personagens femininas dos contos de fadas de Peter Pan, Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz, denominada Lost Girls. O que acontece é que os direitos sobre a obra do J.M. Barrie (Peter Pan) foram doados pelo autor a um hospital que tem, desde sua morte, controle sobre o que pode e o que não pode ser publicado a respeito da personagem. E obviamente, o hospital não gostou nada de ver a obra infantil entrar em um universo de sexo e erotismo, com insinuações de pedofilia e afins. O autor, por sua vez, declara que quis "criar uma obra erótica ou pornográfica que tivesse arte e que também fosse uma espécie de arena para discussão das nossas idéias sexuais". Alan Moore sempre foi polêmico e suas obras, consideradas geniais pela maioria dos fãs. Além disso é um dos pais dos chamados "quadrinhos adultos" de fundamento, ou seja, com cérebro. Ele alega que sua obra, apesar de obscena, deve ser protegida enquanto arte. Estava demorando para começar a polêmica. :-)
Posted by raquel at 5:59 PM | Comments (2)

junho 25, 2006

Comida - Fiz um blog de comida. Já faz meses que quero ressuscitar o /comida, mas nunca tenho tempo, então fiz um "Incursões Gastronômicas" meio provisório, com layout do blogger, para colocar minhas comidas, minhas observações sobre comida e críticas de restaurantes. Assim que eu tiver tempo, vou tentar fazer um layout legal. Ou não. :)
Posted by raquel at 4:22 PM | Comments (2)

junho 24, 2006

Comentários - Por culpa do Ricardo, apaguei sem querer todos os comentários até junho. Sorry, pessoas. Estamos numa guerra contra o spam em comentários. :P
Posted by raquel at 10:15 AM | Comments (0)

junho 23, 2006

Cozinhando - Eu gosto de cozinhar, às vezes. Gosto de criar receitas e me divirto experimentando sabores diferentes, fazendo alguma coisa para os amigos no fim de semana ou cozinhando em algum momento especial. Bem, o problema básico é que para uma perfeccionista como eu, Pelotas é o inferno. É absolutamente impossível de encontrar aqui coisas básicas, como temperos frescos ou mesmo, produtos mais "diferentes". Agora eu ando louca para testar uma receita de tortelli de abóbora. O problema é que todas as mais "legítimas" que eu encontrei levam uma espécie de biscoito de amêndoas chamado amaretti (desconfio que tenha algo a ver com o famoso licor) que simplesmente não existe por aqui e tampouco pode ser comprado pela Internet. Para alguém perfeccionista-maníaca como eu, isso é o caos, porque significa que vou ter que improvisar e substituir. Como quase sempre acontece quando quero fazer algo diferente. Mas enfim, tudo isso para protestar contra a homogeinização da comida em Pelotas, já que, esses dias, nem tomilho para imitar a receita de sopa de abóbora do Träsel eu consegui. Lamentável.
Posted by raquel at 10:03 PM | Comments (1)
Carry on

Once I rose above the noise and confusion
Just to get a glimpse beyond the illusion
I was soaring ever higher, but I flew too high
Though my eyes could see I still was a blind man
Though my mind could think I still was a mad man
I hear the voices when I'm dreamin',
I can hear them say

Carry on my wayward son,
For there'll be peace when you are done
Lay your weary head to rest
Now don't you cry no more

(Carry on my Wayward Son - Kansas, versão Foo Fighters)

Posted by raquel at 9:08 PM | Comments (0)

junho 21, 2006

Intercom 2006 - Meu trabalho "Memes e Dinâmicas Sociais em Weblogs: Informação, capital social e interação em redes sociais na Internet" foi aceito para o NP de Tecnologias da Intercom 2006, em Brasília. :))
Posted by raquel at 10:59 AM | Comments (1)

junho 20, 2006

Chuck

chuck.jpg

Tem que ser a melhor Google Bomb dos últimos tempos.
Posted by raquel at 9:46 AM | Comments (0)

junho 19, 2006

Torrei minha chaleira - Hoje, pela milionésima vez, torrei minha chaleira no fogo. De novo. A chaleira nova. Sim, a quarta ou quinta que torro tanto que começa a soltar pedaços de alumínio torrado no fundo, ou que a tampa não abre mais porque soldou. :P E olha que essa apita(va?).

Não sei qual é o meu problema com as chaleiras. Quero dizer, eu tenho uma memória muito boa para todo o tipo de coisas, exceto chaleiras. Cada vez que eu quero fazer um café ou um chá, tenho que ligar o fogo e ficar fazendo alguma coisa na cozinha senão, simplesmente, apago a chaleira da cabeça. Esqueço totalmente. Na melhor das hipóteses, eu fico com sede umas 3 horas depois, ou me lembro que quero café e resolvo ir fazer, e encontro a dita cuja torrada no fogo (ligado, é claro). Sério, eu tenho algum problema com chaleiras. Não pode ser normal. Agora, sem café e sem chá, vou ter que comprar outra chaleira. Acho que desta vez vou comprar uma daquelas de porco, que pita numa freqüência tão estridente que não tem como ouvir. Ou vou começar a ir no centro tomar café. Ou, sei lá, acabar com a cafeína de vez. Talvez seja um sinal divino.
Posted by raquel at 2:24 PM | Comments (1)

junho 15, 2006

BlogTalk - Meu paper sobre a pesquisa de memes e weblogs foi selecionado para o BlogTalk em Viena. :) Yay!! :D
Posted by raquel at 3:15 PM | Comments (3)

junho 14, 2006

clerk.jpgClerks 2- A notícia foi dada pelo Leo: está no ar o trailer do Clerks 2, no site oficial. Mas o mais interessante, no entanto, é que todos os personagens têm perfis no MySpace. Inclusive o Kevin Smith. Ou seja, ao invés de uma bio normal, no site, o diretor (que, por sinal, é bastante ligado em tecnologia, e tinha, até pouco tempo atrás, um blog) optou por construir perfis para todos os envolvidos no filme (e para o filme, inclusive), gerando uma presunção de realidade para cada um, já que todos têm blogs e informações pessoais no sistema. Mais do que isso, é possível estar conectado aos personagens e ao diretor, bem como participar do dia a dia de cada um, como se fossem seus amigos. O MySpace é bastante representativo nos Estados Unidos, mais ou menos como o Orkut no Brasil. Outras informações no NewsAskew, o site da produtora.
Posted by raquel at 10:22 AM | Comments (3)

junho 12, 2006

Compós 2006 - A Compós deste ano estava especialmente um primor de organização. Tudo funcionou as mil maravilhas, os ônibus todos funcionaram, as reservas todas funcionaram, os GTs começaram na hora (ou quase na hora) e para os que acabaram depois, sempre tinha um ônibus esperando, datashow na sala, sistema de som ok... Olha, vou dizer, faz tempo que eu não participava de um congresso tão grande e tão bem organizado. Sem falar que a educação do pessoal da organização era um caso a parte. Como muito bem disse a Márcia, o pessoal da organização da UNESP está de parabéns.

O GT de Tecnologias (que passou na reclivagem com a proposta de Cibercultura, sendo o mais votado, segundo me informou o Alex), foi muito legal. A gestão do Vinícius Pereira está apresentando textos bastante polêmicos! :))) Como sempre, trabalhos interessantes, perguntas fortes, discussões e debates. Gostei especialmente do trabalho da Fernanda Bruno, o qual relatei pessimamente mas, porque, realmente, estava bem colocado dentro do histórico de trabalhos dela. Também gostei muito dos trabalhos do `André Lemos (e descobri que eu não estou inserida no universo da mobilidade), do Juremir Machado da Silva (que eu não tinha gostado tanto da parte escrita, mas que deu um show de apresentação, irônico e bem-humorado e, com isso, brindou-me com várias idéias ótimas), do Erick Felinto (o mais polêmico e mais instigante texto do GT deste ano, na minha opinião). Os trabalhos da Lilian França (com quem eu estava morrendo de vontade de trocar umas idéias, mas que teve que ir embora mais cedo), do Eugênio Trivinho (desta vez, eu compreendi totalmente o texto e suas armações lingüísticas e irônicas e achei, com sinceridade, brilhante), da Juliana e da Bárbara (o sexo pós-humano), do Sivaldo (meu Deus, que cara mais calmo!!! Eu, uma pilha de nervos, e ele, tri tranquilo na dele...) e da Simone de Sá (a questão da música como técnica) também estavam ótimos. As discussões foram muito boas e instigantes como sempre.

O problema todo foi que minha apresentação foi decepcionante. Acabou que, de tanto preparar, estraguei uma boa parte do que eu estava esperando falar e acabou que resumi tudo demais, coloquei dados demais e, mesmo para o meu GT, e a coisa toda ficou meio difícil de entender. Recebi várias sugestões preciosas, um relato destruidor e instigante (que eu esperava debater, mas que também não consegui fazer direito) e a melhor pergunta de todas, que foi a do Träsel. Ah, também recebi alguns elogios e algumas idéias de intercâmbios (thanks Vinícius e Suely!!).

Bem, minha apresentação meio ruim da Compós me deixou frustrada. Começo a pensar que sou empírica e prática demais e que talvez isso não dê tão certo quando eu imaginava na academia. Bem, agora não adianta chorar sobre leite derramado, então que me vou para terminar minha tese de uma vez. :P
Posted by raquel at 3:53 PM | Comments (2)
Voltei - Bati todos os meus recordes. Fiquei exatamente 70 horas sem conexão, desplugada do mundo, sem pensar nos meus e-mails porque, afinal de contas, a idéia era essa. Voltei, voltei ao trabalho e à virtualidade quotidiana. :) Isso, é claro, depois de eu conseguir apagar os 38478495059 spams que atrapalham minha campanha de visibilidade. :)
Posted by raquel at 1:28 PM | Comments (0)

junho 9, 2006

Não lugares e a Copa do Mundo - Então, estou em Congonhas, onde finalmente consegui uma Internet decente. Aqui, ao invés de ter que me sentar numa escada escura e gelada num corredor sem luz para baixar meus e-mails, estou em um banco. Mas não era sobre isso que eu queria falar. Estou em um "não-lugar", um espaço de trânsito, um espaço de espera. E aqui tem Copa do Mundo. Em que outro país do mundo se chega num aeroporto e há telas de televisão por todos os lados transmitindo um jogo totalmente sem propósito como "Alemanha x Costa Rica" e as pessoas aglomeram-se diante das telas? Na realidade, existe tal frenesi em torno do evento, que começo a pensar que é a Copa do Mundo o não-lugar do qual não consigo fugir.
Posted by raquel at 1:29 PM | Comments (4)

junho 6, 2006

Compós 2006 - Estou meio fora do ar, participando da Compós 2006 em Bauru. Posto quando der. :D
Posted by raquel at 11:03 PM | Comments (0)

junho 1, 2006

The Strength of Internet Ties - Um dos textos que eu mais apanhei para achar na Internet há cerca de dois ou três anos atrás foi o "The Strength of Weak Ties, clássico do Mark Granovetter. Lembro que passei dias e dias procurando, e não tinha jeito. Só como conteúdo fechado em determinados sites de revistas norte-americanas. Hoje, dei uma pesquisada rápida, e achei mil vezes o texto. Acho que isso mostra o quanto o pessoal está se interessando pela pesquisa em redes sociais no mundo. :)
Posted by raquel at 11:17 AM | Comments (4)
Grafo - Pelo Flickr do Daniel e da Renata encontrei o link para este trabalho interessante: websitesasgraphs. A proposta é criar um grafo a partir do código-fonte do site, mostrando não apenas links, mas também tags.

graph.jpg




blue: for links (the A tag)
red: for tables (TABLE, TR and TD tags)
green: for the DIV tag
violet: for images (the IMG tag)
yellow: for forms (FORM, INPUT, TEXTAREA, SELECT and OPTION tags)
orange: for linebreaks and blockquotes (BR, P, and BLOCKQUOTE tags)
black: the HTML tag, the root node
gray: all other tags


Apesar de coloridinho e bonitinho, o grafo pode enganar, pois as tags não indicam sempre conexões (no caso, apenas as violetas e azuis indicariam possíveis links de saída) e também não verifica arquivos. Além disso, estruturas de blog podem confundir o sistema (como vcs podem ver, o meu root fica lá num canto pequeno, graças a estrutura deste blog). É interessante que o centro do pontomidia/raquel é mesmo este corpo, e cada pequena árvore associada é um post.

Vale a brincadeira como uma visão de rede a partir do seu site. :-)
Posted by raquel at 8:11 AM | Comments (3)