« LFV | Inicio | Einstein »

março 13, 2003

Manual

Em alguma tira de "As Cobras", do Verissimo, é representado o nascimento de uma nova cobra. Ao nascer, a cobra mais velha entrega algo como um manual para o recém-nascido. A piada contida nisso eu não lembro mais (creio que a cobrinha fazia algum comentário sobre ter nascido no terceiro mundo e querer voltar), mas está aí uma coisa que faz falta: um manual. Não para o recém-nascido, mas para os que estão entrando na vida dita "adulta".

E poderia se chamar "O Manual da Burocracia". Nele diria tudo que você precisa saber do básico de sobrevivência na sociedade adulta. Que impostos você tem que pagar, e como? Está tudo ali. Qual o procedimento para alugar um apartamento? Como os bancos funcionam, quais os melhores investimentos? Quais as funções e responsabilidades exatas de deputados, senadores, presidentes? Como funciona a previdência?

Todas essas perguntas você nasce sem saber e sem ter onde procurar. Tudo bem, você pode consultar seus pais, mas isso é pouco prático e, mesmo, talvez eles sejam tão perdidos quanto você. E são coisas tão básicas para viver em uma sociedade que você fica meio sem jeito de perguntar ou ainda deixa a pessoa para quem perguntou embaraçada quando ela também não souber responder. A mídia, que deveria ser a salvadora, trata todas essas informações como de conhecimento comum e nem perdem tempo em tentar explicar. Cita siglas como se todo mundo soubesse o que significam.

O que precisamos é de um bom, grosso, manual de referência. Uma enciclopédia da burocracia, ilustrada de preferência. Pois para essas perguntas nem São Google ajuda.

10 comentarios

Ahm, pergunta: a gente, com a bolsa, precisa declarar imposto de renda?

Taí, uma boa pergunta que eu incluiria no manual. Acho que não, Marina, pois a bolsa é pouca e não chega no limite que precisa para ter que declarar.

Precisa declarar...

"This life has been a test. If this had been an actual life, you would have recieved instructions on where to go and what to do." - Minha Vida de Cão :)

São isentos do imposto de renda os rendimentos recebidos a título de bolsa de estudos?
Sim, desde que caracterize doação, ou seja, quando recebidos exclusivamente para proceder a estudo ou pesquisa e o resultado dessas atividades não represente vantagem para o doador e não caracterize contraprestação de serviços.

eu nunca declarei bolsas. o pai soh declara minha conta no banco.
parece que sao 12 mil por ano que a pessoa tem q receber pra nao ser isento, nao eh?

Lá na UFRGS recebemos um papel com o valor a declarar... pq na verdade existe uma contraprestação, a gente dá aulas de graça.

eu vou fazer um livro desse e ficar rico com ele. valeu pela idéia ricardo, depois te pago um cafezinho :)

Esse tipo de coisa eu desconheço totalmente e tenho vergonha disso... ainda bem q nao sou só eu hehehe

I am not one of those who think that the people are never in the wrong. They have been so, frequently and outrageously, both in other countries and in this. But I do say, that in all disputes between them and their rulers, the presumption is at least upon a par in favour of the people.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 13, 2003 4:14 PM.

LFV es la entrada anterior en este blog.

Einstein es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.