« Remember | Inicio | Cristais »

junho 26, 2003

Spirit

spirit.jpgE a NASA lançou o Spirit no último dia 10. A mídia deveria fazer barulho mas nem ouvi nada, talvez tenha saído alguma nota de rodapé em algum lugar, provavelmente na coluna da Thais Russomano. O Spirit é um rover, um "pequeno" robô com a missão de explorar a superfície de Marte, de forma semelhante ao Sojourner (lembram?). Ele contará com o auxílio do seu irmão gêmeo, Opportunity, que será lançado dia 28 deste mês. Ambos os rovers possuem o objetivo de averiguar a existência de água, bem como procurar sinais fósseis ou algum indício de vida passada no planeta. A diferença é que pousarão em extremos opostos do planeta.

É a primeira vez que dois robôs explorarão a superfície do planeta. Pode ser um indício de que a NASA poderá adotar a idéia de Rodney Brooks: no lugar de um único robô super-inteligente para exploração, utiliza-se vários menores, mais ágeis e menos espertos. Dessa forma, espera-se, aumenta-se a confiabilidade e a capacidade de explorar mais terreno.

Mas é impressionante como a mídia não dá a menor atenção a eventos dessa magnitude. Parecem não se dar conta do que pode significar existir água em Marte. Ou mesmo vida extinta. Creio que para sair algo na primeira capa teríamos que encontrar seres humanóides verdes ao pousar por lá. Acenando. De biquini.

O Spirit chega por lá dia 4 de Janeiro. Marque na agenda.

6 comentarios

eles primeiro tem q saber o q tem lah, pra depois dizerem se sabem o q tem lah ou nao ;)

Bad images!! heiuahiehua

\"Creio que para sair algo na primeira capa teríamos que encontrar seres humanóides verdes ao pousar por lá. Acenando. De biquini.\"
E siliconados, de preferência. E que saibam dançar.

\"Creio que para sair algo na primeira capa teríamos que encontrar seres humanóides verdes ao pousar por lá. Acenando. De biquini.\"
E siliconados, de preferência. E que saibam dançar. Daí eles aparecem no Faustão e no Gugu.

e a televisão brasileira mantem a esperança....!

CHEGOU!!!

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el junho 26, 2003 8:12 PM.

Remember es la entrada anterior en este blog.

Cristais es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.