« South Park | Inicio | Nomes »

agosto 6, 2003

Matrix Revolutions

Matrixes
Muitos já sabem que não sou um grande fã dos filmes do Matrix. Acho que é uma história excelente contada de modo precário. Mas Matrix com certeza revolucionou o cinema, com seus efeitos especiais e abordagem em geral. Mas não sei se vocês notaram, ele é provavelmente a primeira história multimídia *mesmo*. Antes dele existia a idéia comercial de "leia o livro, veja o filme, jogue o jogo", mas o livro, o filme e o jogo eram sobre a mesma história, apenas pequenas variações sobre o mesmo enredo. Olhe O Senhor dos Anéis. O filme é sobre o livro, o jogo idem.

Matrix não. O filme conta uma parte do enredo, uma seqüência temporal apenas. O jogo (Enter the Matrix), por sua vez, mostra outra história, mas entrelaçada com o enredo geral. E Animatrix pode não ser outra mídia, mas é outra linguagem e também não se restringe a contar a mesma coisa que os filmes, mas passa as nuances que se perdem nas narrativas alucinantes tanto do jogo quanto dos filmes. Tudo se completa, não há redundâncias.

Com certeza a indústria do marketing não vai parar aí. Não deve demorar para saírem quadrinhos e livros sobre Matrix, mas se realmente essa idéia de múltiplas histórias e um enredo for uma estratégia, e não um efeito colateral, estes também trarão novas nuances ou linhas de história diferentes e complementares às que já existem.

Muitos vão me criticar dizendo que Star Wars já fez mais ou menos isso, mas não é bem verdade. Há muitos livros sobre o tema, mas os filmes são unicamente filmagens da história dos livros. E se há livros sem filmes correspondentes é só por que não deu tempo de chegarem lá ainda. E os diversos jogos mais parecem universos alternativos e não complementam em nada o enredo original.

3 comentarios

O universo de Star Wars tem vários quadrinhos publicados pela Dark Horse, a maioria deles muito ruins. Alguns contam histórias paralelas aos filmes.

Acho que isso tem menos a ver com
"crossmediazação", e mais com o advento do videogame como mídia que está ganhando linguagem própria.

Assim como sedimentaram o DVD com o primeiro filme, os produtores Matrix quiseram sedimentar o jogo virtual como MÍDIA, não apenas coisa de adolescente. Acho que não conseguiram.

Você não sabe merda nenhuma. Ver o filme esperando somente os efeitos especiais não nos acrcenta nada. Preste atenção na história. Existe uma gama de complexidade inimaginavel por traz de toda a história. Os irmãos que fizeram os filmes são tarandos em livros. Desvende este mistério.
...E só adiantando o Matrix Revolutions, a matrix é uma simulação dentro de uma simulação.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el agosto 6, 2003 9:10 AM.

South Park es la entrada anterior en este blog.

Nomes es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.