« Probabilidades | Inicio | No Free Lunch »

outubro 19, 2003

iTunes

itunes.gif
E a Apple lançou o iTunes para o Windows. Fora o Quicktime, não sei de nenhum outro software que a Apple tenha lançado para outra plataforma que não seu MacOS. A intenção deles, naturalmente, é ampliar a base de usuários para seu sistema de comercialização de músicas pela Internet.

Eu já tive contato com o iTunes pelo iBook da Raquel, então resolvi experimentar. Meu comparativo é com o Winamp2, mas é um pouco injusto, pois o Winamp se preocupa só com executar mídias, enquanto o iTunes se propõe também a organizá-las e além. Enfim. Gostei. O iTunes é razoavelmente leve, simples e eficiente. Catalogou minhas músicas num piscar de olhos e já saiu tocando. Mas o que mais gostei foi uma opção se "Search" explícita diretamente na interface. No Winamp2 isso é inexistente, o processo para procurar por uma música é muito ineficiente. No iTunes, a busca é por filtragem: ele passa a apenas mostrar na listagem as músicas que satisfazem as palavras-chaves entradas. Muito bom. Isso existe no Winamp3, parece, mas o Winamp3 é horrível no restante.

Os únicos poréns ficam em relação a interface geral. A "cara" do iTunes é idêntica ao do MacOS, uma interface metálica. Isso significa que eles não usam as primitivas de janelas do Windows, deixando o redimensionamento e movimentação muito lentos. No MacOS é muito mais rápido, já que o estilo é original do sistema. E é notável como destoa esse tipo de interface do resto do Windows, para o bem ou para o mal. Mas o que mais me incomodou ainda foi a impossibilidade de remover o programa da barra de tarefas e mandá-lo para a traybar. É possível removê-lo da traybar, mas nunca da taskbar. E estranho: o default é ele aparecer em ambas! Na taskbar ele fica ocupando um espaço desnecessário. Esse era um dos principais motivos que eu tinha para usar o Winamp, e não outro como o Musicmatch, pois valorizo muito o espaço da taskbar (gosto de ter apenas programas que estou efetivamente usando ali).

Resumo: utilizarei o iTunes para tocar minhas músicas em festas, ou quando estiver no computador unicamente para escutar músicas. O sistema de organização é muito eficiente, encontrar músicas desejadas é bastante simples. Mas para o dia-a-dia, para manter música de fundo enquanto trabalho, o Winamp continuará sendo meu preferido.

10 comentarios

o itunes ainda faz streaming, compartilhamento e tem a musicstore :P

Ricardo, tens que experimentar o Gnome 2 cara... Em breve vai entrar no debian o gnome 2.4.. é muito bom, eficiente e muito lindo. A não ser que tu necessite mesmo do windows por causa de algum programa, pq o resto dá pra fazer tudo sem stress... Tá, jogos precisam do windows..

Winamp 2.91 tem a Library do 3

No OS/X naum existe esse conceito de traybar e taskbar. O mac simplesmente tem uma barrinha de atalhos rapidos, mas se eu abrir algum programa que naum estah ali, ele naum fica como no windows, numa taskbar. A janela simplesmente abre e fica aberta. O Itunes foi adaptado para windows, por isso, eh natural que continue com os conceitos centrais do OS/X. Particularmente, eu sinto falta da taskbar do windows, eh meio irritante ficar uma sucessao de janelas que soh vao pra taskbar se eu minimiza-las.

hummmm grupis sem stress naum! scanner eh uma nhaca pra instala com o sane... mas de resto que eu me lembre eh tranquilo ateh. o gnome eh legal realmente

da pra escutar por album, nao achasse isso?
mas vou te parabenizar pelo review, é conciso e tecnico ao inves de "isso eh muito bonitinho pra mim" :P

raquel, eu uso o os9 por isso.. akele dock me assusta.. akelas coisas pulando.. o mac os X é uma criança hiperativa! (e isso nao eh um exemplo de review tecnico e conciso)

Bruno: meu review é em termos de "ouvir música" :)

Grupis: o Dreamweaver me mantém no Windows. E os jogos. E o Photoshop... Enfim :)

Gabi: minhas mp3 não são organizadas, poucas tem identificação de álbum...

raquel: viva o cmd+h e a setinha embaixo do icone no doc (:

as minhas eu sou obrigada a organizar pq no meu mp3 nao eh soh musica q eu baixo :) aí é uma mao na roda.. ah, e eu ainda uso o iTunes 1. ve se tu descobre o q eh um tal de iTunesNet, pq quando baixo mp3 pelo meu programa, um dos principais servidores eh esse.. tem os discos inteiros..

De fato não tem taskbar no OS X. Trata-se de um outro sistema que funciona diferente. Por isso, usar o OS X como se usa Windows é ficar frustrado. É como ser expert em helicóptero e achar ruim pilotar um boing pois é diferente. O pessoal que usa Mac não minimiza janelas, mas sim as esconde (maçã+H ou clicando-se no desktop ou em algum ícone do dock ao mesmo tempo que se pressiona maçã+alt). Bem, quanto ao iTunes, o mais importante de tudo é a revolução que se está se fazendo em venda de músicas online. Em 3 dias foram compradas UM MILHÃO de músicas por usuários de windows (e um milhão de cópias do iTunes para windows também foram baixadas). Isso impressiona!

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el outubro 19, 2003 2:50 PM.

Probabilidades es la entrada anterior en este blog.

No Free Lunch es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.