« Pesquisa II | Inicio | Holy Grail »

outubro 9, 2003

Pesquisa, a Revelação

Então do que se trata essa pequisa boba feita recentemente? Primeiro, os resultados. Na Questão I, republicada abaixo, 62.5% das pessoas escolheram a opção A e 37.5% a opção B. Na Questão II, 60% escolheram C e 40% D. Ainda, uma porcentagem quase signficativa desejou a morte de tudo e todos.

Isso demonstra que vocês, pelo menos como grupo, são muito inteligentes. :)

E também que a pesquisa não funciona quando é feita para um mesmo grupo de pessoas. Enfim. A questão toda era a seguinte: um livro que estou lendo mostra que o modelo de "homem racional" utilizado hoje na economia (e teoria da decisão) não é verdadeiro, pois as pessoas não são absolutamente racionais, elas tendem a ser afetadas por fatores diversos. Um dos testes que os psicólogos fizeram foi esse. Deram a Questão I para um grupo (grande) de pessoas e a Questão II para outro grupo. Na pesquisa deles, a maioria escolheu A em um grupo e D no outro.

Só que as questões são absolutamente idênticas, como muitos observaram. Tanto A e C quanto B e D são a mesma coisa, escritas de forma diferente. A conclusão foi de que a forma com que uma questão é formulada influencia enormemente o processo de decisão, o que eles chamam de "Framing Effect". Isto é, as pessoas ao tomarem uma decisão não analisam apenas a informação em si, mas dão grande importância a forma com que a questão é formulada.

Isso é óbvio, afinal a publicidade toda se baseia nessa idéia. Mas eu achei o teste interessante, exatamente por mostrar como uma pequena mudança na formulação faz com que pessoas tomem decisões totalmente opostas (e com conseqüências potencialmente desastrosas).

Veja se você manteve sua decisão. Calculei que 20% das pessoas mudaram sua resposta. Se você não manteve, é sinal que deve começar a analisar as coisas com outros olhos, tentando extrair a informação efetiva e ignorar a forma. Algo assim.

5 comentarios

Interessante. Bom, como eu nao cheguei a ler a 1a pesquisa, não sei se me deixei influenciar pela forma.
Mas com certeza a estrutura lingüística influencia no conteúdo.

Sensacional! Não cheguei a tempo de participar da pesquisa, mas com certeza refletiria com outros olhos, num primeiro momento, ao ler a segunda pergunta - apenas pela força das palavras!

podes observar tb q eu respondi a questao 2 na 1, antes das 2 ser perguntada.. o que me torna.. autista??

hmmmm... esperava outra coisa :(

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el outubro 9, 2003 11:35 AM.

Pesquisa II es la entrada anterior en este blog.

Holy Grail es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.