« Feliz Natal! | Inicio | Top 3 »

dezembro 25, 2003

Beagle 2

Enquanto fazíamos festa, a Beagle 2, sonda a Agência Espacial Européia, desaparecia na atmosfera de Marte. Sem metáforas. A partir da meia-noite do dia 25, os cientistas esperavam que a sonda iniciasse o envio de sinais informando que o pouso na superfície marciana ocorreu sem problemas. Até o momento, nenhum sinal da sonda. O objetivo da sonda era procurar por sinais de vida no planeta (não vida viva, mas fósseis e indicações de que Marte já tenha abrigado vida).

Muita coisa poderia ter saído errado. A Beagle 2 entraria na atmosfera com o auxílio de um pára-quedas. Envolta em vários "air-bags", quicaria no chão cerca de 12 vezes antes de aterrisar, os air-bags desinflariam e ela poderia se ligar. As hipóteses vão desde ela ter queimado na atmosfera até apenas ter caído com a antena voltada para o lado errado e estar transmitindo seu sinal para Júpiter. Durante o dia estarão tentando captar o sinal utilizando diversos outros meios e, caso as tentativas falhem, as chances de que consigam comunicação tornam-se escassas.

A Beagle 2 foi problemática desde o início. Com severos cortes do orçamento, a ESA até conseguiu muito. Mas para quem planejava já uma missão tripulada, a hipótese de ter perdido a sonda não é nada animadora.

Curiosidades: Marte está a 8 minutos-luz da Terra. Dois terços dos projetos de enviar sondas à Marte falharam. A Beagle 2 tem um blog. O sinal que a sonda enviaria para informar que está viva é uma música do Blur. Em janeiro teremos o pouso da Spirit e Opportunity, os robôs-sonda da NASA. E estes com um orçamento *muito* maior. Stay tuned.

4 comentarios

Aposto que a conversao de pés para metros não foi o que estava errado desta vez.. :)

Acho que nunca vi um erro tão estúpido como esse, Thiago.

Já li comentários sobre um possível problema de fusos horários na Beagle e a consequente dessincronização entre as transmissões e recepções. Mas são especulações apenas.

POr isso gosto do @ Internet Time ;)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el dezembro 25, 2003 11:29 AM.

Feliz Natal! es la entrada anterior en este blog.

Top 3 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.