« The Sims 2 | Inicio | Copy to Clipboard »

março 31, 2004

Fenômeno Slashdot

Um grande problema que a Internet está sofrendo e que se tornará um grande problema em breve é o da pouca diversidada de hubs de links. Um hub de links é um site que fornece links para outros sites. O Google é um hub, mas de um tipo menos perigoso. O Slashdot é um hub, do tipo mais perigoso.

O Slashdot é uma espécie de sistemas de notícias sobre ciência e tecnologia e outras coisas que podem interessar a nerds. Cada vez que um site recebe um link em uma notícia do Slashdot é quase certo que este site terá problemas. Em questão de poucas horas milhares de pessoas tentam acessar o site, gerando um ataque DoS natural, derrubando servidores e congestionando conexões. O problema é muito maior, como se esperaria, para os links que se localizam mais próximo do topo da página, isto é, em notícias mais recentes. Freqüentemente é impossível acessar qualquer coisa que esteja na notícia mais recente, exceção feita a grandes sites corporativos, uma minoria na web.

A questão toda é que o Slashdot é a principal, senão única, fonte desse tipo de informações para o público-alvo em questão: nerds. Isso gera uma sincronização espontânea dos leitores ao acessarem os links fornecidos. Algo semelhante ocorre com o Google, porém com menos freqüência. Por vezes ocorre uma súbita procura por termos muito semelhantes que geram resultados idênticos, gerando uma enxurrada de acessos aos resultados localizados mais ao topo na pesquisa. Isso geralmente ocorre quando algo ocorre que é de interesse internacional, como uma bomba explodindo em algum lugar ou algo relacionado com a Britney.

A freqüência de problemas com o Google é menor pois as pessoas tendem a realizar buscas ligeiramente diferentes, gerando resultados diferentes ou pelo menos em ordem diferente. Mas conforme o número de usuários cresce a freqüência tende a aumentar, probabilisticamente. Não está distante o momento em que ferramentas de busca terão que levar em conta o tráfego nos links resultantes de buscas para ordenar a lista a ser mostrada ao usuário. Relevância não será a única exigência nos resultados.

No caso do Google é simples de resolver, basta incorporar alguma heurística para não apresentar sempre os mesmos resultados (ou na mesma ordem) para as pessoas quando há um grande número de pedidos parecidos. No caso do Slashdot, terão que surgir concorrentes oferecendo conteúdo semelhante, mas ainda assim no futuro estes terão que concordar em não apresentar os mesmos links no mesmo tempo. Nada simples.

2 comentarios

Po, mas estão valendo as leituras, heim? Barabasi, Strogatz e o Buchanan tudo no mesmo post! Só faltou falar de six degrees e small worlds. heheheh :D

Britney UHAuahUAHUahUHUahuA

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 31, 2004 12:12 PM.

The Sims 2 es la entrada anterior en este blog.

Copy to Clipboard es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.