« Feliz Natal 2004 | Inicio | Então é ano-novo »

dezembro 29, 2004

kkkkk

Pegando carona em um post do Marmota. O Mauricio de Souza lançou um novo personagem, denominado "Bloguinho", que fala uma espécie de "internetês". Ixto eh, ele fala axim e ri axim kkkkkk, mó legau. Essa linguagem é comum em blogs pré-adolescentes atualmente e o personagem vem para refletir isso.

Eu costumava me irritar com quem escrevia assim. Obviamente a grafia é errada para o português e erro é associado a burrice e nunca é bom ver uma geração nova se tornando burra. Mas me dei conta de duas coisas:

1. Isso não é português. As regras são informais, mas são outras regras, outras construções. A pessoa que escreve "axim" não quer escrever "assim", ela quer escrever com X mesmo. Logo, ela está escrevendo corretamente, suas motivações é que são diferentes.

2. Essas pessoas quase nunca estão escrevendo para mim. São outras pessoas, em blogs que chego apenas movido pelo acaso. Em meu grupo de conhecidos, não há quem escreva dessa forma, pelo menos não tão radicalmente. Quem escreve nessa forma está se comunicando com seu próprio grupo, não comigo. Se a informação não é dirigida a mim, que razão teria eu para criticar sua forma? Sequer tenho direito a reclamação nessa questão.

A questão 2 tem o lado contrário também: não leio nada de quem escreve nessa nova língua. Obviamente não é para mim, eu estaria bisbilhotando.

Somando-se tudo, deixei de me preocupar com gerações que escreve ou falam diferente. Eles lá e eu aqui. Minha geração já passou se preocupando em aprender a falar com a língua do Pê e não vejo hoje ninguém crescido fazendo isso. Pelo menos não em público. Assim, me acordem quando a Folha começar a ser escrita em internetês. Serei o primeiro a liderar a rebelião.

9 comentarios

Opa! O assunto realmente dá pano pra manga. E o fato é que a tendência parece inevitável: o "internetês" virou uma bola de neve, que deverá crescer e se transformar cada vez mais. Vamos ver o que acontece - e torcemos para que o "axim" não vire verbete do Aurélio... Aproveitando a visita pra lhe desejar um excelente 2005!

pior q o "axim" é o "dpox".

se há decodificação, há comunicação portanto é válido. na minha opinião a comunicação formal vai perder cada vez mais espaço. no final das contas o objetivo não é simplesmente passar uma mensagem?

além disso esse internetês demonstra características próprias de quem escreve. ou seja, agregou mais algumas características: a informalidade, infantilidade, despreocupação e por aí vai. acho que é uma forma de "sotaque descolado" por texto, assim como existe na comunicação oral.

Pois eu já vi e-mail de aluno para professor escrito nessa nova "língua", não dá né? Eu já rodava por antecipação. :P

Eu ignoraria o e-mail e se o aluno reclamasse eu diria que foi barrado pelo meu filtro Pasquálio.

Acho que pior ainda que a forma da escrita é o conteúdo. São tantos sofrimentos como não ter um celular novo e um bolsa da Kipling. É lamentável...

ueh, e eu? :P
tah, nao escrevo AXIM.. mas acento eh para os fracos :D pior eh q sei todas as regras de acentuacao..

a proposito, teu email tem o filtro Bozo?

ah, e "kkkkk" eh uma onomatopeia.. assim como tu usa "hehe". coisas como "tum" e "poft", vieram diretamente dos quadrinhos? serah q mauricio de souza nao chegou a inventar algumas onomatopias (salvo as q eram traduzidas do Tio Patinhas) ? ou serah q "kkk" foi inventado na internet mesmo.. de qualquer forma, eu acho "kkkkkkkkk" muito util.

Quando eu te encontrar tu me mostra como é o som de "kkkk", sem cuspir no meu olho.

Sim, meu e-mail tem filtro Bozo também.

esse site é muito legal

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el dezembro 29, 2004 4:17 PM.

Feliz Natal 2004 es la entrada anterior en este blog.

Então é ano-novo es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.