« Paciência | Inicio | Google Sitemap »

junho 2, 2005

O Ultimo Teorema de Fermat, de novo

Parece que uma nova solução para o Último Teorema de Fermat foi descoberta, de acordo com artigo na Plus Magazine. O matemático Chandrashekhar Khare teria provado uma conjectura que implica a verdade do Último Teorema de Fermat.

A prova ainda está sendo revista por outros matemáticos, mas se se provar correta terá sido um caminho bastante diferente daquele seguido por Andrew Wiles, o primeiro a obter uma prova para o último teorema de Fermat. Enquanto Wiles dedicou boa parte de sua vida a buscar exatamente essa prova especificamente para o teorema, Khare parece não ter se preocupado diretamente com Fermat e a prova acabou sendo um feliz sub-produto.

Matematicamente, as provas parecem ser também bastante distintas. A conjectura que Khare provou foi a chamada "level-one Serre conjecture", seja lá como é a tradução disso. Wiles, pelo que lembro, tomou o caminho de curvas elípticas, relacionando o teorema de Fermat à geometria. Ou algo assim.

Agora é esperar que Simon Singh escreva outro livro sobre o assunto, a exemplo do seu excelente "O Último Teorema de Fermat".

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el junho 2, 2005 11:04 PM.

Paciência es la entrada anterior en este blog.

Google Sitemap es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.