« Emprego e Blogs | Inicio | O Ultimo Teorema de Fermat, de novo »

junho 1, 2005

Paciência

solitaire.jpg
Um jogo que sempre me intrigou é o jogo de cartas que chamamos de Paciência (Solitaire, no seu Windows). É intrigante por que sou incrivelmente ruim nesse jogo. Consigo vencer algo como uma em cada dez ou quinze partidas. A cada partida frustrada eu me pego pensando em algumas questões:
  • Toda partida tem um fim possível com vitória?
  • Se nem toda partida tem um fim, quais as chances de se iniciar com uma partida que está condenada desde o princípio?
  • Ao chegar-se em um beco sem saída, onde nenhum movimento é possível, haveria uma jogada no passado que evitaria isso?
  • Há uma estratégia geral que, em um jogo potencialmente "acabável", garanta a vitória?

Por experiência, tenho quase certeza de que nem todo jogo tem um fim com vitória. Há momentos em que realmente se tranca e, acredito, não há nenhum movimento possível. Porém, há momentos em que há movimentos possíveis mas sou burro demais para vê-los. O problema é distinguir entre os dois tipos de momentos.

Para as outras perguntas eu não tinha a menor idéia e apenas fazia uns cálculos mentais por diversão, dando em nada sempre. Finalmente, hoje, resolvi procurar por respostas. Encontrei algumas. Em um blog de uma matemática encontrei um post com uma breve discussão sobre a segunda das perguntas. A resposta, assumidamente grosseira, é de que cerca de 1 em 500 jogos começam condenados a não ter fim. Como eu não termino 9 em 10, aí está uma prova matemática da minha estupidez.

As outras perguntas continuam sem respostas, porém. Procurando no Google por "Mathematics of Solitaire" descobri uma série de palestras discutindo exatamente esse assunto. Um pesquisador em particular, Persi Diaconis, de Stanford, tem algum interesse nisso. Interessantemente, de acordo com ele não se conseguiu ainda fazer um programa de computador que vença o jogo com regularidade. Não existindo tal programa, não existe um algoritmo e, portanto, não existiria também uma estratégia que garanta a vitória em jogos que podem ser vencidos. Mas isso teria que ser provado.

Saí da pesquisa com mais perguntas que respostas, mas muito mais interessado no jogo que originalmente. Talvez eu deva mudar minha tese e criar um algoritmo que aprenda a vencer o maldito.

11 comentarios

Hehehe, boa Ricardo. Eu gostava de jogar esse negócio, mas nunca dei muita bola se ganhava ou perdia, afinal o negócio se chama paciência. :-P
A última vez que joguei foi em um iPAQ, e ganhei na primeira (hehehe >:-), descobrindo assim que aquela animação tosca das cartas caindo, que começou no Winddows 3.11, ainda existe.

Eu joguei bastante paciência logo que comprei meu 386, e até que eu vencia seguido. Sempre achei que dependia mais de atenção para não deixar passar nenhuma chance de usar as cartas do que qualquer outra coisa...

Não, se fosse só fazer sempre as jogadas possíveis seria fácil para um computador. Mas não é tão simples, tem vezes que é bom não usar alguma carta e esperar para reduzir um monte ou algo assim. É um joguinho sacana.

Eu sempre acho extremamente interessante questões que envolvem a matemática... Mas para por aí (no interesse) infelizmente.

E tu já jogaste aquele outro, o "freecell"(se não me engano)?
Ele me chamava mais a atenção. As possibilidades de realizar uma jogada racional, com possibilidades de uso dos espaços. Uma transação interessante de cartas de um lado para o outro com um objetivo semelhante ao "paciência": amontoar o baralho do Ãs até o K de cada naipe.

Abraços

O que me impressiona mesmo é como eu sempre ganho de ti no Slide-a-Lama. :P

Que estranho... eu sempre me perguntei as mesmas coisas que tu, mas achava que essas perguntas eram tolas demais e que certamente havia respostas simples e lógicas. Legal saber que não é assim tão simples nem tão óbvio para vcs dessa área de coisas tecnológicas.

Reza a lenda que no FreeCell é possível vencer todas as partidas que o computador mostra. =P

Deletaram meus jogos do computador e, gostaria de poder jogar paciência.

cade o jogo chamado paciencia.Depois fala se tem o jogo paciencia ta.

nao consigo baixar o jogo de cartas "paciencia" no meu computador novo!!!!!!!!!!!!!!!!

A primeira pergunta, na verdade, deveria ser: quantos jogos de paciência são possíveis com as 52 cartas do baralho???

É UM DESAFIO BASTANTE INTERESSANTE.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el junho 1, 2005 9:43 PM.

Emprego e Blogs es la entrada anterior en este blog.

O Ultimo Teorema de Fermat, de novo es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.