« Celulares | Inicio | Opera 8.5 »

setembro 14, 2005

Blogsearch

O Google acaba de lançar uma ferramenta de busca específica para blogs. É o Google BlogSearch. Não sei qual será a utilidade real de algo assim, mas a verdadeira questão é se eles começarão ou não a filtrar os blogs das buscas convencionais. Não creio que o façam, se não por uma questão de conceito (uma busca tem que ser feita em *tudo*), pelo menos por uma questão de marketing: remover os blogs reduziria consideravelmente a quantidade de resultados.

Há muita gente que reclama dos blogs popularem excessivamente os mecanismos de busca, o que seria argumento para pelo menos permitir a filtragem. No entanto, está claro que blogs podem trazer informações relevantes e que é tarefa do mecanismo de busca decidir e filtrar automaticamente para o usuário a cada consulta.

A ferramenta ainda é beta e, como está, não parece ser diferente de incluir "blog" na consulta desejada. É provável que em breve passem a tentar categorizar os blogs por assunto o que, se for feito de forma automática, no mínimo será uma tarefa de engenharia e científica gigantesca.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el setembro 14, 2005 10:08 AM.

Celulares es la entrada anterior en este blog.

Opera 8.5 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.