« Mandarim | Inicio | Sistemas de Recomendação »

setembro 14, 2006

Microsoft Zune

Microsoft Zune
A Microsoft anunciou hoje seu próprio mp3-player (ou melhor, tocador multimídia portátil, pois roda filmes também). Denominado "Zune", tem alvo explícito o enorme mercado dos iPods. Aparentemente ninguém está muito impressionado com as especificações técnicas, cujo principal diferencial parece estar no WiFi embutido. O aparelho conta ainda com HD de 30GB, tela de 3" (com resolução QVGA - 320x240 pixels) e receptor de FM.

O WiFi parece permitir que aparelhos Zunes se "vejam" e troquem dados. Com certas restrições, é claro. Por exemplo, se você possuir uma música comercial, pode passar para um amigo e este poderá ouví-la por um certo período de tempo, após o qual a música deve ser comprada (provavelmente através de um portal específico, a versão MS da Apple Music Store). O mesmo parece valer para filmes, séries e shows.

O Zune é também evidência de uma interessante tendência de integrar o design de software com o de hardware. O preto é a cara do Windows Vista.

Quanto a mim, ainda acho que ter um mp3-player separado do celular um desperdício de bolso. Prefiro sonhar com um Sony-Ericsson W950i. Tem "apenas" 4GB, mas contém tudo que alguém pode precisar em termos de multimídia e comunicação.

P.S. em termos de marketing, o WiFi no Zune é algo muito interessante de se observar. Não é tanto uma questão tecnológica, mas um avanço em uma modinha que a Apple tentou fazer pegar, de conectar seus fones nos iPods dos outros para "compartilhar" o que se está escutando naquele momento. Com WiFi, realmente se pode compartilhar - mas apenas com outros Zunes. Assim, cria-se uma funcionalidade que ajuda a dar força ao produto, desde que se atinja uma certa massa crítica. No momento que há um número suficiente de usuários por aí, compartilhando suas músicas, isso gera um incentivo para ter um Zune ao invés de outra coisa qualquer. Isto é, se o Zune pegar há uma boa chance de a Microsoft conseguir manter o mercado após conquistá-lo até que outros players tornem-se compatíveis com o Zune (provavelmente pagando algo para a MS - win win situation é isso aí). O que pode impedir o Zune de atingir a massa crítica é que ele é mais pesado e um pouco mais grosso que o iPod.

4 comentarios

Mas e o zune tb se conecta a vibrador? Pq aí sim compartilhar ia ficar divertido... tu vê escrevi sobre isso hoje, olha lá meu blog!

Não vejo a hora de ter meu Zune marrom, NOT! :-) lol

Viva, o IE7 agora mostra esse blog corretamente. :)

hurray! Eu disse que era culpa do IE :)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el setembro 14, 2006 6:02 PM.

Mandarim es la entrada anterior en este blog.

Sistemas de Recomendação es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.