« Sistemas de Recomendação | Inicio | Vamos todos morrer »

novembro 8, 2006

Windows Vista RC2

Instalei o Windows Vista RC2 no meu notebook.

As partes boas: é tudo bonito, muito bonito. A instalação é rápida e descomplicada, nada mais de interrupções durante a instalação para perguntar coisas que deveriam ter sido perguntadas no início. O boot pareceu mais rápido que o XP (mas na verdade ele é só mais "responsivo" - ele oferece a tela de login enquanto ainda está carregando coisas no fundo) e o sistema de hibernação, uma das melhores coisas do Windows, está ainda melhor e mais rápido. A interface é bem organizada, ele melhora o sistema de "Meus Documentos" e similares e cria menus contextuais bastante práticos.

As partes ruins: não encontrou drivers para muitas coisas. Faltou driver para a placa de som, principalmente, e não teve jeito de fazer funcionar (ele até acha, mas não funciona). O leitor de cartões passou despercebido. As "hotkeys" do notebook são ignoradas. A webcam é encontrada a cada boot, ele informa que instalou, mas nunca funciona. O Aero não funciona com a minha configuração, então nada de transparência ou Flip3D.

Em geral, quando estiver tudo funcionando, creio que será um excelente sistema. Tinha esperanças de já poder usar essa versão como sistema primário, mas ainda não é possível dada a falta de drivers. Resta aguardar até janeiro.

Já que estava brincando de instalações, resolvi instalar o Ubuntu 6.1. Que mudança de universo. Em dado momento, ficou cerca de 5 minutos parado piscando um cursor em uma tela preta. Quando ia resetar, crente que havia travado, ele resolveu começar a instalação. Usabilidade é isso aí. Em dado momento, já no modo gráfico, enquanto aguardava o término da cópia dos arquivos, travou de vez. Então desisti. Não é meu dia para sistemas operacionais.

Update. Consegui instalar os drivers da placa de som, mas usando arquivos do Windows XP. Tudo que fiz foi, ao solicitar a atualização do driver, indicar o diretório da antiga instalação do Windows XP; o Vista encontrou sozinho os drivers por lá. Ainda assim, optei por não manter o Vista como sistema primário e reinstalei o XP. Aguardarei a versão final.

O Ubuntu 6.10 afinal funcionou. Para os que vão instalar, não cliquem no mapa de seleção do fuso horário - ao fazer isso aqui, por algum motivo, ele impede que se continue a instalação. Apesar de estar funcionando, resolvi reinstalá-lo dentro de uma máquina virtual no WinXP. Sem sucesso ainda, mas isso é assunto para outro post.

5 comentarios

Os drivers que o Vista não conseguiu instalar conseguisse instalar depois, com o disco do fabricante ou algo assim?

Não teve jeito. Não achei os drivers. Dizem que poderia funcionar se eu instalasse os do XP, mas não tentei.

Hoje sai o RTM (Release to Market) :) Quanto aos drivers, a maioria das pessoas hoje tem som onboard. Eu por sorte tenho uma nforce onboard de audio, que já tem suporte. O Japa compro uma x-fi das mais simples para ter som :P

Poisé, minha "placa" é das mais simples, uma Intel HD, onboard como todo notebook. Ele encontra, mas diz que não pode iniciar o driver. Bleh.

Isso acontece com gente que prefere acreditar nas tralhas da microsoft :)
Digo, tu já bootou o ubuntu pensando que "ih duvido essa m* funcionar". Estou errado?

Brincadeiras à parte, a instalação do ubuntu 6.10 foi uma maravilha aqui. Não esperei nada de 5 minutos em tela preta. Botei o cd no drive, liguei o micro, o troço bootou o livecd com tudo disponível (openoffice, internet, firefox, gaim, jogos - tudo que tem no gnome), cliquei em "instalar o sistema", apertei "próximo, próximo, próximo" umas 6 vezes, e, enquanto o troço tava reparticionando o ntfs e criando o ext3, eu tava navegando na internet e usando o messenger. Instalou sem problemas. Quando resetei, tava instalado bonitão, com tudo configurado. Um micro desktop normal, com placa nvidia e soundblaster.

ps: não sei quanto ao note. Como o meu está sem drive, tive que instalar através de uma pen-drive. Aí foram outros 500. Mas tá tudo bem agora.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el novembro 8, 2006 12:17 AM.

Sistemas de Recomendação es la entrada anterior en este blog.

Vamos todos morrer es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.