« Gangs of New York | Inicio | Poe 1 »

março 4, 2003

Globo

Vendo, absolutamente sem querer, o carnaval na Globo, me deparo com uma cena estranha. Sobre um placar da Kaiser, aparece um boneco estranho escalando o tal placar e fazendo umas firulas. Por alguns segundos me perguntei o que seria, que era um boneco muito bem feito e estranhamente ágil para fazer o que estava fazendo. Até me dar conta que só podia ser computação gráfica.

A Globo agora deu para isso, inserir imagens de computação gráfica em cenas reais, sem nenhum aviso. Começou, parece, na Fórmula 1 e nos jogos de futebol. Pior, eles fazem tudo para parecer real. Tudo bem, o olho treinado percebe de cara que é computação gráfica. Mas e o povão? Até onde a Globo tem o direito de alterar filmagens sem ao menos colocar um aviso que aquilo não é totalmente real? Uma coisa é fazer uma animação e sobrepor sobre as imagens, como as vinhetas de carnaval com os nomes de escolas. Outra coisa é desenhar o nome da escola como se fosse fogos de artifício sobre o céu da imagem, de forma realista.

A Globo está cruzando a barreira entre o que é filmado, que realmente acontece, e o que eles querem que aconteça. Isso antes já era feito, mas através de edição e cortes. Agora não há mais limites, é só o Hans Donner aprender a fazer seres humanos de forma realista e você nunca mais vai poder confiar quando ver um político fazendo alguma declaração na TV.

5 comentarios

jah tem um programa que tu digitas o que a pessoa vai dizer e ele encaixa na boca da pessoa de uma forma 100% realista...

"absolutamente sem querer". Heh. Claro, claro.
Mas sobre o assunto: ontem eu vi todo o desfile da Beija-Flor. Tem vários efeitos que eles aplicam: esse do bonequinho, colocar uma bandeira da Kaiser sobre as pessoas da arquibancada com um palhacinho dançando, o nome da Escola com fogos de artifício, "tingir" a passarela com as cores da escola... realmente, todos muito bons. Mas eu não considero isso uma coisa alarmante.

Mas claro que é alarmante! O cara pela TV olha e vê: pô, que legal a bandeira na arquibancada! Vai ter que ganhar um prêmio por isso! Pior: as pessoas na arquibancada são obrigadas a ostentar uma bandeira que elas nunca tiveram em mãos!

Isso tudo é precedente para coisas maiores. Retocar a realidade não é algo que se deve fazer de forma tão agressiva assim.

o que eh a realidade? :P
o que eh arte?
oh no, there we go again.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 4, 2003 1:08 PM.

Gangs of New York es la entrada anterior en este blog.

Poe 1 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.