« AgendaSMS - bug | Inicio | Rush »

março 21, 2003

Iraque

Justiça seja feita, Colin Powell, Secretário de Estado dos EUA, é um cara com noção. Ele foi o maior opositor no governo Bush à política de ataques preventivos e antecipou tudo que aconteceria caso os EUA realmente adotassem essa política: perda de aliados, desmoralização da ONU e do próprio governo frente ao público mundial. A idéia original era nem consultar a ONU, foi Powell quem insistiu que se tentasse a aprovação do Conselho de Segurança de modo a legitimar quaisquer ações. E mais: ele também foi forte opositor a idéia de aproveitar a crise do terrorismo para colocar na agenda um ataque ao Iraque, tentando realizar alguma ligação (como fizeram).

A política de ataques preventivos dos EUA foi criada em 1991, após a guerra fria, em um documento realizado por estrategistas americanos tentando prever o papel do país no futuro próximo. A idéia básica é que deve-se estabelecer uma nova ordem mundial de modo que não surjam, ou mantenham-se, governos que possam trazer instabilidade à paz. Bush-pai recusou a estratégia, bem como Clinton. Bush-filho de início também recusava, mas aparentemente o ataque ao WTC mudou sua idéia de mundo. No fim, a pergunta filosófica é se se deve arrastar os outros países, mesmo se debatendo, para o mesmo patamar dos mais "avançados".

O que não se aprende com uma tarde de documentários na TV seguida de uma rápida pesquisa na Internet...

Interessante é que o dilema dos EUA se assemelha com histórias em quadrinhos. Olhe o conflito do Super-Homem, por exemplo, sobre intervir no mundo, creio que retratado em Paz no Mundo (e ilustrado belissimamente pelo Alex Ross). Os quadrinhos estão anos luz à frente na discussão desse tipo de moral (e daria um belo TCC de Comunicação, não?), por tratarem de super-seres capazes de interferir e modificar o mundo unilateralmente. Se antes eles, os super-heróis, surgiram para retratar uma realidade, hoje é a realidade que corre atrás para retratar a ficção, só que no lugar de punhos e raios, bombas inteligentes.

7 comentarios

acabei de ver na band news que tudo isso sobre o powell eh "balony".

O que é "balony"? :P

mortadela

balony=forma educada de dizer bullshit.

Colon Powell eh completamente sem noção. eh assim q eles te pegam ;)

A propaganda era pra ser em cima do Bush, não nele. Mas se ele for candidato nas próximas eleições, eu páro de assistir TV.

I am not one of those who think that the people are never in the wrong. They have been so, frequently and outrageously, both in other countries and in this. But I do say, that in all disputes between them and their rulers, the presumption is at least upon a par in favour of the people.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 21, 2003 8:24 PM.

AgendaSMS - bug es la entrada anterior en este blog.

Rush es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.