« Desculpas | Inicio | Matrix Reloaded »

maio 21, 2003

Gravidade

E, de novo, tudo que você aprendeu no segundo grau estava errado. Pesquisando algumas fontes para um trabalho de Sistemas Dinâmicos (sobre o problema dos 3 corpos), descubro uma coisa curiosa. Sempre nos disseram que dois corpos, não importando suas massas, sempre caem com a mesma velocidade se largados do mesmo ponto. Só que achei um estudo que diz que isso não é verdade e que a prova é diretamente derivada das equações de Newton.

Pelo que entendi, a idéia é a seguinte: dois corpos caem com a mesma velocidade se estiverem submetidos a uma mesma aceleração (no caso, a da gravidade). Mas duas massas se atraem com forças diferentes. Portanto, quando se joga, sei lá, uma bigorna ela cai em direção à Terra, mas também a Terra cai em direção à bigorna. E essa atração é diferente do que seria para uma maçã. Assim, considerando o movimento da Terra, as acelerações serão diferentes e, efetivamente, os objetos atingirão (ou serão atingidos pelo) o chão em tempos diferentes.

Está certo que a diferença é ínfima, menor do que conseguiríamos medir com nossa melhor tecnologia, mas parece que isso faz diferença no espaço e tem implicações na teoria da relatividade.

Os autores do texto constantemente mostram-se surpresos com Newton, nem ninguém até hoje, não ter notado essa implicação de suas leis e mais ainda com o fato de Einstein também ter ignorado isso ao criar as suas. O estudo é bastante recente, do mês passado, então logo logo deveremos ter defesas ou ataques a idéia. Vamos ver...

7 comentarios

os feeds do teu blog tao indo prum link inexistente.

Oie, eu tenho muita coisa de três corpos aqui em casa - até com uns potenciais malucos - em algum cd de backup. Simulações de Trojans, cálculos dos Ls :D (Tudo rodando no Mathematica).

Icq, icq :D

Hmm, veja só, e eu que nem lembrava de ter estudado essas coisas no colégio...
Se tivessem me perguntado se dois corpos com massas diferentes jogados de um mesmo ponto caem com a mesma velocidade, ou não, eu teria certamente dito que não. Alguma coisa que me parecia lógica - antes deste post - me dizia que eles não poderiam cair com a mesma velocidade. Imagino uma pena e uma bigorna...

Dani, a pena só cai mais devagar por causa do (atrito do?) ar, se estivessem no vácuo ela cairia junto com a bigorna. Pelo menos classicamente. :)

Mas eu lembro de que, quando a gente estudou isso lááá no A1 (bons tempos), a professora de física (uma das poucas professoras da minha vida cujo nome se apagou completamente) explicou que a atração dos corpos também deveria ser desprezada. Ou eu tô inventando só pra criar polêmica.
Anyway, não vou mais à Porto Alegre. Bom Matrix pra ti :D

Wagner: Que bicho indeciso! Vem de uma vez, já que tua estante saiu baratinho. :P

Otávio: tenho que entregar hoje o trabalho, ficou bem ruinzinho, mas é mais a parte histórica do negócio. Poucas equações. Mas valeu, outra hora quero ver o que tens, achei legal o problema.

Uma contribuição para o estudo da gravitação universal

Gravidade: tudo parece se passar como se...

Resumo: neste trabalho procura-se mostrar, por meio de um processo gráfico simplificado, que a interação gravitacional, se for considerada conseqüência da curvatura do espaço-tempo tal como estabelecido na Teoria da Relatividade Geral, prescinde da ação de força e da correspondente partícula portadora, diferentemente das demais interações fundamentais.

Meus cumprimentos pelo seu blog; abraços, G. G. da Silva
http://www.kosmologblog.blogspot.com/

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 21, 2003 11:37 AM.

Desculpas es la entrada anterior en este blog.

Matrix Reloaded es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.